Resgatando o passado: como o marketing de nostalgia pode ajudar a sua marca a se conectar com os consumidores
Em um século cada vez mais acelerado, trazer memórias passadas é ponto-chave para sucesso em campanhas em 2025

De acordo com o dicionário Oxford, nostalgia é o sentimento de "saudades de algo, de um estado, de uma forma de existência que se deixou de ter; é o desejo de voltar ao passado". Com isso, o marketing nostálgico consiste justamente na produção de materiais publicitários que remetem a coisas passadas e provoquem um relacionamento com o consumidor, que relembra dos tempos antigos através de histórias e objetos que o marcaram em determinado momento da vida.
Campanhas nostálgicas
Um dos principais aliados na produção de campanhas nostálgicas é a Inteligência Artificial. Com a nova tecnologia, é possível recriar imagens e até mesmo pessoas do passado e trazê-las de volta em um contexto atual. Esse é o caso da campanha de comemoração aos 70 anos da Volkswagen, que se utilizou da IA para traçar um paralelo entre passado e presente com a falecida cantora Elis Regina e sua filha. Com a recriação da imagem de Elis, a propaganda teve um grande sucesso ao resgatar a memória dos brasileiros e levou a campanha a ser eleita a melhor do ano pelo prêmio Grand Effie.
Outra estratégia interessante para a aplicação do marketing de nostalgia é o relançamento de produtos que marcaram uma época. Para comemorar seus 15 anos, a Brasil Cacau relançou, no dia das crianças de 2024, o chocolate da Turma da Mônica, que foi um sucesso nas gôndolas do supermercado entre as décadas de 1990 e 2000. Conhecida também como retromarketing, essa técnica traz uma conexão com o público ao reviver sentimentos que marcaram uma época da vida dos consumidores, como a infância, por exemplo.

Entre em contato com o nosso time comercial e garanta o seu espaço:
https://www.negociosep.com.br/contato/
Continue acompanhando o BREAK:
Brand Safety: como proteger a reputação da sua marca
Marketing de Experiência: a importância dos eventos para a conexão com o público