Resgatando o passado: como o marketing de nostalgia pode ajudar a sua marca a se conectar com os consumidores

Em um século cada vez mais acelerado, trazer memórias passadas é ponto-chave para sucesso em campanhas em 2025

| Empresas Pioneiras -

Campanha da Volkswagen usou IA para recriar a cantora Elis Regina e conquistou mais de dois bilhões de visualizações em todos os canais - Crédito: Divulgação
Campanha da Volkswagen usou IA para recriar a cantora Elis Regina e conquistou mais de dois bilhões de visualizações em todos os canais - Crédito: Divulgação
Estamos vivendo em um século de grandes transformações tecnológicas, onde o tempo parece passar de forma acelerada e a ansiedade tem dominado a sociedade. Entretanto, justamente em contraponto a esse pensamento sempre no futuro, que impede as pessoas de pensarem no aqui e no agora, uma estratégia de comunicação tem ganhado destaque: o marketing de nostalgia. Segundo dados do GWI, 15% da geração Z tem preferido olhar para o passado e 50% dela afirma que a mídia é o principal meio que reflete esse sentimento. 

 

De acordo com o dicionário Oxford, nostalgia é o sentimento de "saudades de algo, de um estado, de uma forma de existência que se deixou de ter; é o desejo de voltar ao passado". Com isso, o marketing nostálgico consiste justamente na produção de materiais publicitários que remetem a coisas passadas e provoquem um relacionamento com o consumidor, que relembra dos tempos antigos através de histórias e objetos que o marcaram em determinado momento da vida. 

 

Campanhas nostálgicas
Um dos principais aliados na produção de campanhas nostálgicas é a Inteligência Artificial. Com a nova tecnologia, é possível recriar imagens e até mesmo pessoas do passado e trazê-las de volta em um contexto atual. Esse é o caso da campanha de comemoração aos 70 anos da Volkswagen, que se utilizou da IA para traçar um paralelo entre passado e presente com a falecida cantora Elis Regina e sua filha. Com a recriação da imagem de Elis, a propaganda teve um grande sucesso ao resgatar a memória dos brasileiros e levou a campanha a ser eleita a melhor do ano pelo prêmio Grand Effie. 

 

Outra estratégia interessante para a aplicação do marketing de nostalgia é o relançamento de produtos que marcaram uma época. Para comemorar seus 15 anos, a Brasil Cacau relançou, no dia das crianças de 2024, o chocolate da Turma da Mônica, que foi um sucesso nas gôndolas do supermercado entre as décadas de 1990 e 2000. Conhecida também como retromarketing, essa técnica traz uma conexão com o público ao reviver sentimentos que marcaram uma época da vida dos consumidores, como a infância, por exemplo.  

Campanha da Brasil Cacau alinhou a memória afetiva do chocolate que foi sucesso entre 1990 e 2000 e as memórias da infância dos brasileiros com a Turma da Mônica - Crédito: Divulgação
Campanha da Brasil Cacau alinhou a memória afetiva do chocolate que foi sucesso entre 1990 e 2000 e as memórias da infância dos brasileiros com a Turma da Mônica - Crédito: Divulgação
Por isso, ao desenhar suas campanhas em 2025, pense em estratégias que tragam memórias ao público e resgatem sentimentos do passado. Para elaborar as melhores estratégias e vinculá-las nas principais mídias do interior de São Paulo e sul de Minas, alavancando ainda mais a sua campanha, conte com o Grupo EP. 

 

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