Brand Safety: como proteger a reputação da sua marca
Com o avanço do digital, a escolha de veículos com credibilidade para divulgação é essencial para evitar crise de imagem

Uma das maiores fortalezas de uma empresa é a credibilidade de sua marca. Com a chegada da internet e das redes sociais, a proteção da reputação das marcas tornou-se um grande desafio. Por isso, quando se trata de publicidade, é muito importante que as plataformas e ambientes escolhidos para veiculação sejam seguros, com credibilidade comprovada e alinhados com os valores da empresa, principalmente no atual cenário envolto por recorrentes escândalos de conteúdo e geração de fake news.
Cada vez mais, o público tem se preocupado com a reputação das marcas ao consumi-las. De acordo com a pesquisa "Geração Z pelas lentes latinas", realizada pelo Grupo Consumoteca, 50% da geração Z deixa de consumir uma marca caso ela se envolva em escândalos social, ambiental ou político.
Como proteger a sua marca
Diante desse processo, o conceito de Brandy Safety, ou em português, Segurança de Marca, começou a ganhar espaço nas discussões dos setores de marketing. A prática consiste justamente na proteção da marca ao anunciar, atentando-se às possíveis ameaças que podem gerar uma crise de reputação.

Para isso, a adoção de algumas práticas são importantes. Antes de tudo, é preciso definir uma persona para a marca, com uma personalidade bem definida. A marca precisa ser clara e ter valores evidentes, de modo que todos entendam o que ela defende e o que ela repugna. Depois, é preciso que o time de marketing esteja capacitado para transmitir esses valores de forma explícita e clara nas comunicações da sua empresa, sejam elas internas ou externas.
Após essa definição interna clara da identidade e a capacidade da equipe de transmiti-la sem abrir brechas para uma crise, é preciso se atentar aos riscos externos. Afinal, não basta apenas ter uma campanha com uma mensagem clara e coerente, é preciso que ela esteja veiculada no local correto, como indica Hélio Santos, gerente de Mídias Digitais do Grupo EP.
"É preciso fazer sempre uma curadoria para definição das plataformas escolhidas para veiculação, e que estas sejam selecionadas por suas políticas de segurança, reputação e credibilidade. Nem sempre o maior número de seguidores, a maior popularidade ou o maior hype são as melhores soluções e entregam os melhores resultados", destaca Hélio.
Ele ainda complementa que é preciso estar atento quanto ao uso da Inteligência Artificial para esta finalidade, tendo em vista que a ferramenta pode auxiliar na curadoria e checagem, mas também pode representar uma ameaça se for utilizada de forma indevida. "O uso da IA neste caso pode ser positivo ou negativo dependendo do usuário e da forma de utilização. Eu acredito que a IA é sim um grande aliado do Brand Safety, se utilizada da forma correta. Pode inclusive ajudar na checagem das Fake News, no monitoramento da campanha, e até mesmo na categorização de palavras e sites indesejados, por exemplo", finaliza o gerente.
Brand Safety no Grupo EP
Diante de todas essas questões, o melhor caminho é escolher canais com credibilidade para garantir a segurança da sua marca. O Grupo EP existe há mais de 40 anos e a sua credibilidade traz frutos aos anunciantes, pois acompanha a jornada do consumidor na TV, rádio, internet, redes sociais e eventos. Todos os sites do Grupo EP são líderes de audiência em suas categorias e as redes sociais do grupo são ambientes de conteúdos sólidos e com curadoria para uma entrega de conteúdo relevante e com qualidade.
Para se ter uma ideia da credibilidade do Grupo EP, 93% do seu público presta atenção em anúncios de publicidade nos veículos do grupo e, destes, 91% se utilizam desses anúncios na decisão de compra. Além disso, 75% das pessoas que buscam informações e notícias consomem os veículos do Grupo EP.

Além disso, o Grupo EP conta com um time preparado e com ferramentas de monitoramento dos anúncios, que garante a segurança da veiculação das campanhas de seus anunciantes, como explica o gerente de mídias digitais. "Dentro do nosso negócio utilizamos ferramentas de filtragem que evitam anúncios inadequados, conteúdos violentos, discriminatórios e indesejados. Temos um time preparado de jornalismo e toda nossa produção de conteúdo é própria, feita por profissionais capacitados. Temos também um time especializado em tecnologia da informação que garante segurança de dados e confiabilidade em nossas plataformas", finaliza ele.
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