Em campanha para a Prefeitura de Ribeirão Preto, Agência Versão Br adota IA para alertar a população sobre a dengue

Com surrealismo e criatividade, agência publicitária inova em filme de combate a dengue

| Empresas Pioneiras -

Agência Versão Br adota IA para alertar a população sobre a proliferação do mosquito da dengue em campanha para Prefeitura de Ribeirão Preto (SP) - Crédito: Divulgação
Agência Versão Br adota IA para alertar a população sobre a proliferação do mosquito da dengue em campanha para Prefeitura de Ribeirão Preto (SP) - Crédito: Divulgação
Criatividade, agilidade e inovação são os elementos utilizados pela agência Versão BR, de Ribeirão Preto, para a campanha da prefeitura da cidade. Diante do aumento de casos de dengue na cidade de Ribeirão Preto neste início de 2025, a Agência Versão.Br Comunicação e Marketing, especializada em publicidade governamental, desenvolveu uma campanha multiplataforma de combate à dengue para a Prefeitura de Ribeirão Preto. Com o slogan "Mosquito não é bicho de estimação, não. Criar aedes em casa? Não!", o vídeo da campanha, produzido pela ILHA CROSSMÍDIA, foi criado com imagens 100% geradas por Inteligência Artificial, ferramenta que facilitou todo o processo de criação. 

 

A campanha contra a dengue está sendo veiculada na EPTV Ribeirão, afiliada da Globo no interior de São Paulo, nas rádios do Grupo EP e na mídia exterior da região. Nas plataformas digitais, o vídeo foi segmentado e promovido para o público maior de 18 anos em torno de toda a cidade de Ribeirão Preto, principalmente para as áreas leste e sul do município, onde foram apresentados os maiores índices de casos da doença.  

 

Confira o vídeo na íntegra: https://youtu.be/D3_Q2i0kn2E?si=SJJEoHu5J0RkRpja

 

Rita Gomes, coordenadora de mídia da Agência Versão Br, destaca que o grande impacto do vídeo é alertar que a maioria dos criadouros são encontrados nos domicílios. "A ideia surgiu partindo de um briefing que trazia a solicitação de uma campanha que fosse diferente, tendo como ponto de partida o fato de que 75% dos criadouros do mosquito da dengue estão em casa", diz. Ela ainda comenta : "A imagem que deu identidade à campanha é um mosquito da dengue bebendo sangue em um potinho de cachorro, dentro de casa. Inserir um elemento estranho e potencialmente perigoso, como o Aedes, em um contexto afetivo e numa cena doméstica trivial gera o estranhamento que é fundamental para captar a atenção das pessoas". 

 

O vídeo da campanha tem como objetivo transmitir o conceito de "não criar o Aedes Aegypti em casa" de maneira inovadora. Gustavo de Castro, fundador da Versão.Br, explica que a agência queria algo mais próximo de uma "surrealidade" e que ao mesmo tempo causasse identificação com as pessoas. A partir disso, o diretor de arte, Renato Pillegi, criou uma imagem do zero e deu vida a ela com os movimentos para tornar o entendimento da campanha mais completo. "Quando você pensa que nada que está naquele filme é real, isso é muito legal. Tudo foi criado a partir de Inteligência Artificial. Então você tem as pessoas reais ali, como se fossem reais, e só o mosquito que é surreal. Essa interação causa espanto porque tem um super mosquito que é tratado como um pet por uma família, dentro de casa", diz. 

 

A coordenadora de mídia ainda destaca que o uso da Inteligência Artificial promoveu a economia de tempo e recursos, facilitando inclusive na recepção e impacto da mensagem, com o objetivo de tratar o caso com a emergência e rapidez que merece. "Para mim, as ferramentas são facilitadoras em diversas camadas e etapas de uma campanha, desde a sua concepção, coleta de dados e pesquisas até a entrega final, incluindo até a mensuração de resultados qualitativos e quantitativos. Já fazem parte do dia-a-dia e estão se aperfeiçoando cada vez mais e esse filme é um excelente exemplo disso", comenta. 

 

O uso da Inteligência Artificial não substituiu a expertise humana, mas potencializou ainda mais o trabalho de toda a equipe, permitindo uma abordagem diferenciada e eficaz. "Apesar das imagens serem 100% geradas por IA, o roteiro contou com a habilidade e o talento 100% humano", comenta Gustavo. O trabalho conjunto entre os profissionais de comunicação e a IA resultou em um projeto impactante, capaz de sensibilizar a população e estimular a urgência do combate à dengue. 

 

Ficha técnica da campanha:
Título: Crie o bicho certo
Duração: 30"
Anunciante: Prefeitura de Ribeirão Preto
Agência: Versão.Br Comunicação e Marketing
Roteiro: Carolina Salles Carvalho
Produtora: ILHA CROSSMIDIA
Direção: Lucas Fernando de Oliveira Goulart da Silva  

 

Planeje a sua campanha conosco e garanta a segurança da sua reputação: https://www.negociosep.com.br/contato/


Continue acompanhando o BREAK:
Brand Safety: como proteger a reputação da sua marca
Como investir em marketing de forma inteligente e tornar as suas campanhas mais eficazes