75 anos da televisão no Brasil: uma viagem pela história da TV no país
Dos primeiros sinais em preto e branco à consolidação como a principal plataforma de entretenimento e comunicação, entenda como a TV transformou a vida e a publicidade no Brasil

Em 2025, a televisão completa 75 anos de história no Brasil. Para celebrar essa trajetória que transformou a forma como nos informamos, nos divertimos e nos conectamos, reunimos 75 curiosidades que mostram a força e a evolução dessa mídia ao longo das décadas.
A chegada da televisão no Brasil
1. A televisão chegou ao Brasil em 18 de setembro de 1950, trazida pelo jornalista e empresário Assis Chateaubriand, através da inauguração da TV Tupi em São Paulo. A iniciativa de Chateaubriand, que também era proprietário dos Diários Associados, marcou o início da televisão no país. Fonte: UOL
2. No mundo, o Brasil foi o quinto país a adotar a televisão, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Inglaterra, Holanda e França. Fonte: Rede Globo
3. O Brasil foi o pioneiro na inauguração da primeira estação de televisão da América Latina e do hemisfério sul. Fonte: Rede Globo
4. Em 1970, ocorreu a primeira transmissão de TV em cores no Brasil, quando foi transmitida a Copa do Mundo do México, com o Brasil tricampeão. Essa transmissão ocorreu em caráter experimental e fechado, para um público seleto, e só tinha acesso quem podia trocar seu aparelho pelo colorido. Fonte: Rede Globo
5. A primeira transmissão pública de um programa a cores na TV brasileira aconteceu em 19 de fevereiro de 1972. Com imagens da TV Difusora de Porto Alegre, a Globo transmitiu a Festa da Uva de Caxias do Sul (RS), com narração de Cid Moreira. E, em 31 de março daquele ano, o novo padrão de transmissão em cores, chamado PAL-M, foi oficializado. Fonte: Rede Globo
EPTV: Uma história que caminha ao lado da televisão brasileira
6. A EPTV nasceu em 1º de outubro de 1979, em Campinas, através do empresário, advogado, produtor, criador e secretário de estado, José Bonifácio Coutinho Nogueira. Fonte: EPTV
7. Antes de ser inaugurada e começar a transmissão, em março de 1978, a TV Campinas fez um contrato com as Organizações Globo, da família Roberto Marinho, para se tornar uma afiliada e retransmitir parte da programação da emissora carioca.
8. Além de Campinas, em 1980, a emissora EPTV estreou em Ribeirão Preto, Varginha (sul de Minas) e São Carlos, na região Central (1989). Fonte: EPTV
9. A EPTV se tornou a primeira emissora afiliada de interior da Rede Globo a transmitir o sinal em alta definição (HDTV).
10. Hoje, a cobertura das quatro emissoras alcança 319 municípios, com uma população de mais de 11 milhões de habitantes e mais de 4 milhões de residências com aparelhos de televisão. Fonte: Kantar Ibope Media 2025
11. Por semana, 5.4 milhões de telespectadores são alcançados pela EPTV. Na região central são cerca de 1.872.673 telespectadores, em Ribeirão Preto 2.572.028 telespectadores, em Varginha 2.905.218 telespectadores, e em Campinas 4.646.828 telespectadores. Fonte: Kantar Ibope Media 2025
12. O PIB somado dos 319 municípios da área de cobertura do Grupo EP é de mais de setecentos e oito bilhões, maior que o de países como Croácia e Uruguai. Fonte: IPC Maps 2025
13. Se a EPTV fosse um Estado, seria o quarto maior mercado consumidor do país. O potencial de consumo das regiões na área de cobertura da EPTV representa mais de 7% do IPC Nacional (Índice de Preços ao Consumidor). Fonte: IPC Maps 2025
14. "O Grupo EP lidera a audiência tanto na TV aberta quanto nos meios digitais", afirma Vinícius Zelante Góes, Diretor de Negócios do Grupo EP.
15. Os 68 programas de TV aberta com as maiores audiências são da EPTV Campinas. Fonte: Kantar Ibope Media 2025. Obs.: Não foram considerados programas com menos de 10 minutos de duração, gênero político, boletins e flashes
16. Paulo Roberto Machado ancorou o primeiro telejornal da EPTV Campinas e o primeiro "Boa tarde" aconteceu no dia 1 de outubro de 1979.

História do jornalismo na televisão
17. O 'Tele Globo' foi o primeiro jornal da TV Globo e estreou no dia da inauguração da emissora, em 26 de abril de 1965. Era um noticiário de meia hora de duração, com cobertura nacional e internacional.
18. "Imagens do Dia" foi o primeiro telejornal a ser exibido no Brasil; teve sua estreia no ano de 1950, na TV Tupi de São Paulo. O primeiro telejornal no Brasil foi exibido um dia após a inauguração da televisão no Brasil.
19. A televisão permanece como a mídia mais popular para o consumo de notícias no Brasil, e a Rede Globo é o canal mais assistido pelos brasileiros que buscam se informar. Fonte: YouGov Profiles 2024
20. O primeiro telejornal do país a ser transmitido em rede nacional foi o "Jornal Nacional". Ele estreou em 1º de setembro de 1969, ao vivo, do estúdio da Globo. Fonte: Memória Globo

História das novelas na televisão brasileira
21. Em dezembro de 1951, foi ao ar na TV Tupi, "Sua Vida me Pertence", a primeira telenovela brasileira. Como ainda não existia o videoteipe, tudo era feito ao vivo. Os 15 capítulos eram exibidos às terças e quintas. Fonte: Globo
22. Em 1973, estreava a primeira telenovela em cores da televisão brasileira, "O Bem-Amado", escrita por Dias Gomes.
23. A primeira novela a ser produzida e exibida pela Globo foi "Ilusões Perdidas", escrita por Enia Petri, e ficou no ar entre abril e julho de 1965.
24. A novela mais longa da Globo foi "A Grande Mentira", exibida entre 1968 e 1969. Ao todo, foram 341 capítulos da trama de Hedy Maia.
25. Já a novela mais curta foi "Marina", exibida em 1965 e com 15 capítulos, escrita por Leonardo de Castro.
26. A novela "Caminho das Índias" foi a primeira a vencer o Emmy Internacional, em 2009.
27. ''Vale Tudo" bateu recorde e se tornou a novela de maior faturamento da história da Globo. Com três meses no ar, a trama de Manuela Dias superou o remake de "Pantanal", exibido em 2022. Fonte: Globo
28. A "Sessão da Tarde", programa de televisão brasileiro da TV Globo, foi lançado em março de 1974, e o primeiro filme a ser exibido foi "A Incrível Suzana", de 1942.
29. O seriado "Malhação" marcou gerações e ficou 27 anos no ar no Brasil. A primeira temporada estreou em abril de 1995. A novela, também conhecida como "Malhação 1995" foi um marco na televisão brasileira por abordar temas do universo jovem e trazer uma linguagem mais próxima do público adolescente da época.
30. O último capítulo de Vale Tudo (1989) parou o Brasil, alcançando impressionantes 81 pontos de audiência. A novela é até hoje lembrada como um dos maiores fenômenos da TV brasileira.

História da televisão no esporte
31. 75% do público brasileiro acompanha os jogos de futebol pela TV aberta. Fonte: Serasa Opinion Box 2025
32. Na Copa do Mundo de 1974, pela primeira vez, os torcedores brasileiros assistiram à transmissão em cores dos jogos da seleção brasileira. A Globo, emissora responsável pela transmissão, utilizou a tecnologia da época e colaborou com outras emissoras para realizar essa estreia.
33. A final da Copa do Mundo de 2002, Brasil x Alemanha, se consolidou como um dos maiores eventos televisivos do país. A vitória do Brasil no pentacampeonato mundial foi acompanhada por milhões de telespectadores e alcançou impressionantes 67 pontos de audiência.
34. Para comemorar o aniversário da EPTV Campinas, em 1984, a emissora criou a "Corrida Integração", considerada a maior prova de rua do interior do Brasil.
35. Em abril de 2023, a EPTV tornou-se a primeira afiliada da Rede Globo no interior do Brasil a produzir edições locais do Globo Esporte. Até então, o programa tinha apenas formato nacional, com eventuais inserções regionais. Com a mudança, as regiões de Campinas, Ribeirão Preto e Central (São Carlos e Araraquara) passaram a receber um telejornal esportivo totalmente focado em notícias e personagens locais, reforçando o compromisso da emissora com a cobertura regional.

História da publicidade na televisão
36. O primeiro comercial de TV da história foi ao ar em julho de 1941, nos Estados Unidos. Esse comercial foi uma vinheta de 10 segundos para uma marca de relógios.
37. O primeiro comercial transmitido ao vivo na EPTV foi no intervalo da segunda edição do jornal da EPTV Campinas, para divulgar o prédio mais alto da cidade, o Sirius Patriani, considerado um marco arquitetônico de Campinas.
38. A TV é o meio que mais recebe investimento publicitário. Os investimentos em publicidade no Brasil alcançaram R$26,3 bilhões em 2024. A televisão foi responsável por 42,4% do faturamento total, arrecadando R$11,14 bilhões em 2024. Fonte: Pesquisa realizada pelo Cenp (Fórum de Autorregulamentação do Mercado Publicitário)
39. O vídeo alcança 99,54% dos brasileiros e se consolida como o formato mais estratégico da publicidade, confirmando o poder massivo da TV. Fonte: Inside Video 2025, da Kantar Ibope Media
40. Além de entregar audiência em massa, anunciar na TV é mais econômico e impactante do que em muitos outros meios, cobrando 36% menos que o cinema. Fonte: Ebiquity; Lumen, Maximising Profit Through Attention, 2024
41. "A televisão continua sendo um dos meios mais eficazes para publicidade no Brasil. A TV aberta no país é responsável por mais da metade do consumo de vídeo, alcançando 98% dos brasileiros. Essa presença permite oferecer aos anunciantes um funil completo, desde a construção da marca até a conversão direta de compra, em um ambiente ético e seguro para as marcas e consumidores", afirma Paulo Marinho, Diretor-Presidente da Globo, em 2024.
42. As propagandas são bem avaliadas na TV, com 56% de aprovação. Fonte: Opinion Box e Digitalks.
43. "O futuro nos verá redefinir o que queremos dizer com a televisão, mas sua capacidade de atrair receitas de assinaturas, publicidade e as receitas financeiras continuarão a crescer cada vez mais. Se nós ainda a chamaremos de televisão e digital, está aberto a reflexões", David Brennan, fundador da Media Native em entrevista ao BREAK.
44. O batom que a participante Rafa Kalimann usou no BBB20 se esgotou em pouco tempo. E devido ao grande volume de compras, o site da empresa acabou saindo do ar. Fonte: UOL
Redes sociais e a televisão
45. O Big Brother Brasil 2021 foi o programa mais comentado no Twitter no mundo. Fonte: Google Analytics
46. De janeiro a junho de 2019, 97% dos comentários no Twitter foram sobre conteúdos de canais de TV. Fonte: Kantar Ibope Media
47. As pessoas passam 3,4 vezes mais tempo na Globo do que no Youtube. Fonte: Globo 2019
48. A cada dez pessoas falando sobre TV nas redes sociais, 9 falam da Globo. Fonte: Globo 2019
49. Como dispositivo, a televisão responde por 43% do consumo doméstico de YouTube, enquanto os smartphones representam 32%. Fonte: Barb Audiences; Kantar Ibope Media
Programas EPTV
50. O "Terra da Gente", da EPTV, é um programa pioneiro na televisão aberta no Brasil, dedicado exclusivamente à natureza.
51. O podcast investigativo do g1 Piracicaba, "Medo do Escuro", esteve entre os três podcasts mais ouvidos do Brasil no streaming em 2024.
52. A EPTV Campinas estreou o primeiro programa de entretenimento ao vivo da região, o #ChegaAí.
53. O concurso gastronômico "Tá Combinado" é uma iniciativa da EPTV em parceria com a Rede de Supermercados Savegnago, e realização da OA Eventos. Foi lançado no programa "Mais Caminhos" como o primeiro merchandising ao vivo feito pela emissora.
54. O Super Mega Burguer, projeto da EPTV e do portal g1, foi o primeiro projeto 100% digital do Grupo EP.
55. Desde 2022, o Grupo EP promove anualmente a "Rota do Arraiá da EPTV", considerada o maior festival junino do interior paulista e do sul de Minas, que divulga centenas de quermesses da região.

Audiência e relevância da EPTV
56. No primeiro semestre de 2025, mais de 1,5 milhão de telespectadores foram alcançados pelo programa "Mais Caminhos", da EPTV Campinas. Fonte: Kantar Ibope Media
57. O programa "EP Agro" alcança semanalmente milhares de pessoas. Na EPTV Ribeirão, chega a mais de 68 mil pessoas, na EPTV sul de Minas, mais de 60 mil e na EPTV Central mais de 58 mil. Já a EPTV Campinas alcança mais de 945 mil telespectadores por semestre, conectando conteúdos do agronegócio a todo o público da região. Fonte: Kantar Ibope Media
58. O programa "Terra da Gente" alcança milhares de telespectadores semanalmente. Na EPTV Ribeirão, chega a mais de 130 mil pessoas, na EPTV sul de Minas, mais de 147 mil e na EPTV Central mais de 116 mil. Já na EPTV Campinas, o programa chega a mais de 1,7 milhão de telespectadores por semestre. Fonte: Kantar Ibope Media
59. O programa "Espia Só", exibido aos sábados na EPTV sul de Minas, alcança semanalmente 154.558 telespectadores, número equivalente à população inteira da cidade de Pouso Alegre. Fonte: Kantar Ibope Media
60. Em Ribeirão Preto e região, a audiência da EPTV é 4 vezes maior do que a 2ª colocada. Fonte: Kantar Ibope Media
61. Mais de 2,5 milhões de telespectadores são alcançados por semestre pelo Globo Esporte na EPTV Campinas. O número de telespectadores é maior do que a população inteira de vários estados brasileiros, como Sergipe e Tocantins. Fonte: Kantar Ibope Media
Televisão: dados e fatos
62. Em plena era digital, a televisão continua sendo a mídia mais popular para consumo de notícias no Brasil. Segundo a YouGov, empresa multinacional de pesquisa de mercado on-line, 63,7% das pessoas disseram ter usado a TV para se informar.
63. A televisão é líder nos lares brasileiros e continua sendo o principal dispositivo de consumo, com média diária de 5h38 por pessoa. Fonte: Kantar Ibope Media
64. As emissoras da TV linear, abertas e por assinatura, são responsáveis por 78% do tempo de consumo de vídeo dentro de casa, no Brasil. Fonte: Kantar Ibope Media
65. Em 2025, as receitas globais da TV conectada (CTV) e da tradicional devem se igualar: US$115 bilhões cada. Fonte: Michael Gross
66. Houve um aumento de 157% na posse de TVs conectadas nos últimos 9 anos. Fonte: Inside Video 2025 Kantar Ibope Media
67. A televisão é o meio que possui as melhores condições de transmitir emoção, pois imagens em movimento se expressam muito melhor do que as palavras. Fonte: Balancing Long and Short - Term Strategies and Marketing in the Era of Accountability.
68. Sair da TV por mais de 6 meses resultará em uma redução de 39% na percepção de comunicação das marcas. Fonte: Negócios Globo
69. Com o apoio da segunda tela, o meio TV agora se renova para também gerar conversão. Nasce o "Shop Vertising". Fonte: Inside TV 2020 Kantar Ibope Media
Profissionais na área abordam sobre a TV
70. "Quando falamos de uma emissora regional, temos a responsabilidade de conhecer o cenário em que atuamos, entender as necessidades da sociedade em que vivemos e conversar de perto com as pessoas sobre o que está acontecendo ao lado delas. E fazemos isso com excelência, prestando um serviço essencial e trazendo informações que só o jornalismo regional pode oferecer", Luciane Viegas, Diretora de Jornalismo do Grupo EP.
71. "Eu imagino a televisão sempre melhor. Dentro de alguns anos, não haverá distinção entre "televisão" e "digital", Michael Wolff.
72. "A televisão não se torna um dispositivo de computação, mas sim de entretenimento que é oferecido em qualquer momento e lugar", Michael Wolff.
73. "A televisão é digital. Ela tem apenas mais plataformas para distribuir seu conteúdo. Se o discurso for a mudança digital, meu argumento é de que ela está presente em novos lugares e contextos, por exemplo, TV móvel", David Brennan, fundador da Media Native em entrevista ao BREAK.
74. "TV é digital em formato, distribuição e recepção. Não pode mais ser separado do 'digital' e é um motor principal do digital", David Brennan, fundador da Media Native em entrevista ao BREAK.
75. "Onipresença, conteúdo, contexto e envolvimento são algumas das qualidades da TV", David Brennan, fundador da Media Native em entrevista ao BREAK.
Fale com nosso time comercial e garanta seu espaço na vitrine do interior de São Paulo e do sul de Minas Gerais: https://www.negociosep.com.br/contato/
Confira outros cases de sucesso do Grupo EP:
Credibilidade e visibilidade multiplataforma: "a dupla certa para seu negócio"
Pollo Engenharia marca presença na TV e no digital e reforça seus valores junto ao público