28 anos: O Matuto celebra aniversário e investe em campanha multiplataforma com Grupo EP

Com estratégia na EPTV e painéis de OOH, o restaurante tradicional de Campinas (SP) comemora sua história com exclusividade para a cidade

| Empresas Pioneiras -

O Matuto investe em campanha multiplataforma com o Grupo EP - Crédito: Divulgação
O Matuto investe em campanha multiplataforma com o Grupo EP - Crédito: Divulgação
 

Para celebrar 28 anos de história, o Matuto Fogo e Mar, restaurante tradicional de Campinas (SP), prepara uma novidade exclusiva que Campinas estreia na rota dos paladares exigentes: o primeiro restaurante a oferecer Wagyu, a carne mais sofisticada do mundo e importada do Japão entra para o cardápio do restaurante. Embalada por uma experiência que é servida à mesa, aquecida com maçarico e leves toques de sal, o menu do restaurante ganha esta famosa atração a partir do dia 30 de agosto, dia do aniversário da marca. Além disso, o Matuto planejou uma campanha multiplataforma em parceria com o Grupo EP, com inserções nos intervalos do Globo Esporte regional e em painéis de OOH da EP Painéis. 

 

A proposta é criar um momento único, que vai além da degustação, despertando todos os sentidos e rendendo registros dignos de redes sociais. Maria Eduarda Israel, CMO da rede MTO, destaca uma das principais novidades que promete surpreender os clientes e elevar a experiência gastronômica a um novo patamar. "Uma das nossas apostas para celebrar os 28 anos da marca é o Wagyu, corte premium de origem japonesa, reconhecido mundialmente pelo sabor e maciez. O Matuto será o primeiro restaurante de Campinas a oferecer uma experiência nesse nível, com Wagyu puro e diferenciado, que surpreende no paladar e também no visual".  

 

Confira o vídeo do case de sucesso na íntegra: 


 

 

Para Maria Eduarda, a trajetória do Grupo MTO reflete a determinação de seu fundador, Everaldo Israel, e explica o crescimento constante da rede."Administramos duas marcas do grupo Matuto. O Matuto Fogo e Mar, churrascaria com quatro unidades em Campinas e o Matuto Express, que conta com 14 unidades em oito cidades do interior e também na capital. Essa é a essência da história do Matuto: estar sempre em movimento. Assim como a história de Everaldo desde o seu início, quando se mudou do Rio Grande do Sul". 

 

Tradicional restaurante campineiro   

Primeira unidade dO Matuto na em uma garagem no bairro Jardim Leonor, em Campinas (SP), em 1997 - Crédito: Divulgação
Primeira unidade dO Matuto na em uma garagem no bairro Jardim Leonor, em Campinas (SP), em 1997 - Crédito: Divulgação

 

O Grupo MTO administra o Matuto Fogo & Mar, churrascaria com quatro unidades em Campinas, e o Matuto Express, presente com 14 unidades em oito cidades do interior paulista e na capital. A trajetória da marca começou em uma garagem no Jardim Leonor, em Campinas (SP), com uma simples mesa de saladas e seis cortes de carne. O sucesso impulsionou a abertura de novas sedes e a criação do conceito de churrascaria expressa, hoje presente em shoppings e cidades como Hortolândia e Piracicaba. Atualmente, a rede soma quatro unidades completas e mais de uma dúzia de operações no formato expresso. 

 

O Matuto Fogo & Mar representa o modelo tradicional de churrascaria, agora com novo logo e o slogan "Muito mais que churrasco", reforçando um posicionamento renovado. Oferece rodízio completo de carnes, buffet variado e foco em proporcionar uma experiência gastronômica elaborada, ideal para momentos em família ou celebrações. Já o Matuto Express é o formato ágil da rede, com atendimento rápido e cardápio adaptado ao dia a dia, presente em shoppings, pontos de grande movimento e também no delivery, mantendo a qualidade característica da marca com praticidade. 

 

Qualidade é um dos pilares do Grupo MTO e, por isso, a expansão é conduzida com cautela para preservar a essência da marca. "Encerramos o ano com 19 operações, mantendo o padrão graças a uma expansão gradual e bem planejada. Hoje, o foco é o Matuto Express. No primeiro semestre de 2025, inauguramos uma Dark Kitchen exclusiva para delivery na Moraes Salles, em um ponto estratégico. Assim como nossas outras unidades, ela já apresenta ótimo desempenho e foi criada para garantir agilidade no atendimento", afirma Maria Eduarda. 

 

Campanha multiplataforma
Nos meses de dezembro de 2024 e janeiro de 2025, a marca vinculada ao patrocínio do programa Globo Esporte na EPTV Campinas obteve resultados expressivos. Em dezembro, o alcance foi de 17.364.879 pessoas, com 78 inserções entre patrocínio e mídia avulsa, gerando 1.464.155 impactos. Já no mês seguinte, o alcance subiu para 19.478.037 pessoas, com 81 inserções e 1.674.810 impactos.  

 

Resultados da campanha dO Matuto na EPTV durante os meses de dezembro de 2024 e janeiro de 2025 - Crédito: Divulgação
Resultados da campanha dO Matuto na EPTV durante os meses de dezembro de 2024 e janeiro de 2025 - Crédito: Divulgação

 

Neste período, foram 159 inserções que resultaram em 36.842.916 pessoas alcançadas e 3.138.965 impactos. Esses números comprovam o forte desempenho da presença da marca na TV, com alta frequência e amplo alcance do público-alvo. 

 

Maria Eduarda explica a escolha das inserções durante o Globo Esporte. "A gente gosta de investir em mídias variadas para alcançar mais pessoas. Ao decidir voltar à EPTV, escolhemos focar no esporte, porque já estávamos em outras mídias jornalísticas, como a CBN. O Globo Esporte, parceiro antigo, tem um horário que combina com a marca e traz bons resultados. Tudo foi alinhado com a EPTV e nossos parceiros, pensando no momento da marca". 

 

"O Matuto investe em mídia há muitos anos. Já passamos por todas as fases, como jornal, TV e revista. Hoje, num mundo hiperconectado, acreditamos que quanto mais presente a marca estiver, melhor. Não nos limitamos a um único canal e estamos ativos nas redes sociais, na TV e também no out-of-home, com diversos painéis. Acreditamos que a combinação entre mídia online e tradicional é muito potente, pois atinge diferentes gerações, horários e momentos. Quanto mais a marca é vista, mais ela é lembrada", conta Maria Eduarda.  

 

Além da exibição na televisão, a campanha contou com mídia externa em um painel Front Light localizado na Rodovia Dom Pedro, ampliando ainda mais a visibilidade e reforçando o posicionamento da marca na região. Esses resultados mostram que o investimento em mídia tem potencial para ser ainda mais lucrativo com a adoção de novas estratégias para as próximas ações.


 

Entre em contato com a nossa equipe comercial:
https://www.negociosep.com.br/contato/

Continue no Break e confira outros cases de sucesso:  

Turismo: Citur alcança resultados com ações na EPTV 

Prefeitura de São José do Rio Pardo alcança resultados com visibilidade do portal g1