Turismo: Citur alcança resultados com ações na EPTV
Nas regiões de Campinas (SP) e Ribeirão Preto (SP), a concessionária de turismo investiu em estratégia de mídias avulsas na emissora para valorizar pontos turísticos em Poços de Caldas (MG)

Emoção em diferentes versões! Foi com esse propósito e esse slogan que a Citur, concessionária de turismo, investiu em uma campanha especial na EPTV, emissora afiliada da Globo no interior de São Paulo e no Sul de Minas Gerais. A ação superou as expectativas e teve como foco destacar os principais pontos turísticos de Poços de Caldas (MG), além de evidenciar as melhorias que vêm transformando a experiência dos visitantes. Veiculada nas praças de Campinas (SP) e Ribeirão Preto (SP), a campanha alcançou milhares de pessoas e reforçou o potencial da cidade como um dos destinos mais encantadores da região.
A Citur, operadora de turismo de Poços de Caldas, começou sua trajetória em 2017 com o Zoo das Aves, um criadouro que logo se tornou atração turística. Em 2022, venceu a licitação para administrar pontos turísticos importantes da cidade, como o teleférico e o Cristo Redentor. A gestão teve início em março de 2023 com foco em revitalização, acessibilidade e sustentabilidade. A empresa investiu em melhorias estruturais e reflorestamento com espécies nativas. Criou também o programa Citur Social, oferecendo gratuidade a moradores e instituições locais.
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Marcos de Carvalho Dias, presidente da Citur, destaca a importância de valorizar e investir na estrutura dos principais atrativos de Poços de Caldas (MG)."É uma cidade muito gostosa para morar ou visitar. Temos muitos hotéis e restaurantes, são mais de 11.000 leitos de hospedagem. O clima também é ideal em todas as estações e os pontos turísticos são lindos", conta. "Nós assumimos os pontos turísticos da cidade em 2023. De lá para cá, o fluxo turístico de Poços tem aumentado mais de 20% ao ano".
A campanha da Citur buscou traduzir, em imagens e sensações, tudo o que o Parque do Cristo tem a oferecer aos visitantes. Para isso, a estratégia de comunicação foi construída com base na diversidade de experiências disponíveis no local, desde momentos de contemplação até aventuras radicais, como explica Renato Agostini Neto, diretor de Operações da Citur: "O slogan da campanha era 'Emoções em diferentes versões' justamente porque o Parque do Cristo reúne diversos atrativos que despertam sensações únicas. Produzimos quatro VTs que exploravam essas experiências: o teleférico, a gastronomia, esporte de aventura e um que reunia os três tópicos".
Resultados da campanha
Com uma estratégia bem direcionada, a Citur acertou em cheio ao escolher mídias avulsas durante programas de grande audiência como Jornal da Globo, Fantástico, Jornal da Cidade, EPTV 1, EPTV 2 e Chega Aí. Esses espaços foram fundamentais para dar visibilidade à campanha e gerar conexão com o público das praças de Campinas e Ribeirão Preto. Ao inserir sua mensagem em conteúdos relevantes e de alta credibilidade, a marca garantiu presença em momentos-chave da programação, alcançando espectadores em diferentes faixas de horário e perfil.

Entre janeiro e junho de 2024, a campanha da Citur na região de Campinas alcançou resultados expressivos. Foram 2.881.606 impactos, ou seja, quase três milhões de visualizações da campanha, com uma frequência média de 2,46 vezes por pessoa. Isso significa que cada indivíduo impactado teve contato com a marca mais de duas vezes, fortalecendo o reconhecimento e a lembrança da mensagem. Ao todo, 1.171.384 pessoas foram alcançadas, consolidando a estratégia de mídia como altamente eficaz na região.

Já entre março e junho de 2024, na região de Ribeirão Preto, a campanha também demonstrou ótimo desempenho. Foram 687.462 impactos gerados, com uma frequência média de 3,18. Isso quer dizer que cada pessoa impactada viu a campanha mais de três vezes, o que reforça o engajamento com a comunicação. O alcance foi de 216.183 pessoas, número relevante que contribui diretamente para a ampliação da visibilidade de Poços de Caldas como destino turístico na região.
"Hoje, 75% do nosso público turístico é do estado de São Paulo. Também temos de Minas Gerais e Rio de Janeiro, mas estamos bem na divisa com São Paulo, tradicionalmente sempre foi assim, por isso investimos neste público", conta Renato Agostini Neto, diretor de Operações da Citur, sobre a escolha das praças para veicular a campanha da operadora de turismo. "Nós vimos a necessidade de comunicar de forma massiva todo o investimento da Citur nos principais pontos turísticos de Poços. Quando pensamos em televisão, sabíamos que iríamos conseguir uma maior abrangência com o Grupo EP justamente nessas praças que são nosso maior público".

Para Marcos de Carvalho Dias, o impacto foi direto nos resultados e no reconhecimento da marca. "Essa campanha da Citur trouxe um resultado muito positivo pra gente. O pessoal do marketing vive me pedindo pra liberar mais verba pra investir na EPTV, porque realmente dá retorno. E o mais bacana é que a campanha foi exibida também em outras cidades do interior de São Paulo, ajudando a atrair mais turistas para cá. O Grupo EP é uma empresa fantástica", finaliza.
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