Rio2C 2025: diversidade, cinema e tecnologia em pauta
Com o tema "No limiar da perfeição, o maior encontro de criatividade da América Latina trouxe insights em seis dias de programação

A sétima edição do Rio2C, maior encontro de criatividade da América Latina, terminou no último domingo, após seis dias de programação na Cidade das Artes, na cidade do Rio de Janeiro. Este ano, o tema "The Edge of Perfection" ("No Limiar da Perfeição") propôs reflexões sobre os limites éticos e sociais da busca por precisão tecnológica, em contraste com a imperfeição humana, abordando impactos na arte, ciência, negócios, cultura e meio ambiente.
O evento reuniu painéis, shows, pitchings, rodadas de negócios, masterclasses e diversas experiências para o público. Mais de 55 mil pessoas participaram das atividades, que aconteceram em 21 palcos simultâneos. Ao todo, foram 2.088 palestrantes e players, sendo 130 internacionais, de 39 países. O evento também contou com 66 marcas parceiras, 74 instituições do setor, 16 consulados e embaixadas, além da distribuição de 5.579 ingressos gratuitos para 63 instituições sociais.

Confira alguns dos principais insights do Rio2C 2025:
Audiovisual
No ano em que celebra marcos como os 100 anos do jornal O Globo e os 60 da TV Globo, a Globo foi o principal destaque do Rio2C. No primeiro dia, ocupou o maior palco do evento com o "Summit Acontece Globo", debatendo o fortalecimento do audiovisual brasileiro. Executivos, criadores e especialistas abordaram tendências culturais, IPs consolidados e oportunidades de coprodução. No segundo dia, apresentou novidades em séries, realities e novelas, incluindo a série "Raul Seixas: Eu Sou", exibida com performance ao vivo. Também anunciou novos filmes, como "Os Corretores", com Fernanda Torres.
O Screening Room promoveu debates sobre os caminhos da indústria audiovisual na era digital, focando em modelos de monetização, inovação em financiamento, personalização do consumo, impacto da inteligência artificial e estratégias para a sustentabilidade e inclusão do setor.
O Writers Room abordou a construção de elencos autênticos em realities, os desafios da criação em formatos não roteirizados, o crescimento das vozes autorais no cinema independente, a expansão narrativa dos podcasts e áudio séries, e os processos de adaptação literária para o audiovisual.
Ativações de marca
Empresas como Meta, Canon e Sony foram marcas que se destacaram ao apostarem em inovação e criatividade na hora de exibir e demonstrar produtos, realizar ações interativas, testar campanhas e envolver o público em seu universo por meio da imersão.
Meta e Rio2c se uniram para o lançamento do Meta Loves Music, um programa global que oferece treinamento voltado para os profissionais da indústria musical e otimização de presença nas redes sociais da empresa. No estande da Sony, a marca apresentou o portfólio das novas linhas com soluções em câmeras e lentes. Um dos grandes atrativos da ativação da Canon no Rio2C 2025 foi a exibição de um vídeo promocional gravado com os novos produtos, que convidou os visitantes a viverem uma experiência imersiva com os equipamentos, testando as câmeras.
Tecnologia
O palco Bits explorou como a inteligência artificial, a realidade virtual e novas tecnologias de captação e pós-produção estão redefinindo o audiovisual. Foram discutidas as mudanças nos fluxos de trabalho, os avanços em imagem e som e o potencial das experiências imersivas para transformar a relação com o público.
Educação
O painel "Parcerias que transformam: o impacto do setor privado na formação profissional" destacou casos como o "Futuros Sonhadores", uma iniciativa conjunta entre o Grupo Dreamers e a Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch. Já o painel "O papel da escola na formação de um atleta" discutiu a importância da educação básica para o desenvolvimento esportivo, com representantes do Comitê Olímpico do Brasil e da Confederação Brasileira do Desporto Escolar.
Entre em contato com a nossa equipe comercial:
https://www.negociosep.com.br/contato/
Continue no Break:
Televisão em Movimento: As Oportunidades e o Futuro da Televisão