Geração Alpha dita tendências e exige novas estratégias

Com comportamento digital, essa nova geração redefine o consumo, reposiciona marcas e impulsiona novas dinâmicas no varejo

| Empresas Pioneiras -

 

Curiosos, conectados e cheios de opinião, eles fazem parte da Geração Alpha e já influenciam as decisões de compra - Crédito: Divulgação
Curiosos, conectados e cheios de opinião, eles fazem parte da Geração Alpha e já influenciam as decisões de compra - Crédito: Divulgação

 

Nascidos a partir de 2010, em meio ao crescimento da internet e dispositivos móveis, a Geração Alpha já nasceu em um mundo totalmente digital, com inteligência artificial, tablets e assistentes virtuais. 

 

Curiosos, conectados e cheios de opinião, eles já ditam tendências, influenciam o comportamento das famílias e participam ativamente das decisões de compra dentro de casa. Mesmo sem autonomia financeira eles já sabem exatamente quais marcas querem vestir, qual celular desejam usar, o fast food preferido e até para onde pretendem viajar. 

 

Essa geração está moldando um novo jeito de pensar, consumir e se comunicar e isso significa que as marcas precisam estar preparadas para atender às demandas desse novo público. 

 

Segundo uma pesquisa realizada pelo Repositório Institucional da UFSC, cerca de 61,20% das crianças da Geração Alpha já possuem um aparelho eletrônico próprio, e 32,45% interagem diretamente com o YouTube, ficando expostas a propagandas, e isso contribui para que elas influenciem os familiares na compra de produtos anunciados. A presença crescente da tecnologia no cotidiano infantil aumenta sua exposição à publicidade e ao consumo. 

 

A Geração Alpha já nasceu em um mundo digital e isso molda a forma como consomem conteúdo e se comunicam - Crédito: Divulgação
A Geração Alpha já nasceu em um mundo digital e isso molda a forma como consomem conteúdo e se comunicam - Crédito: Divulgação

Como conversar com a Geração Alpha? 

 

Seja visual e interativo: 

 

A Geração Alpha já nasceu em um mundo digital e isso molda a forma como consomem conteúdo e se comunicam. Para se conectar com esse público, é fundamental apostar em formatos que falem a linguagem deles: vídeos curtos, animações, jogos, interações e experiências imersivas. 

 

Adote uma linguagem simples: 

 

Eles entendem muito mais do que aparenta. Por isso, é importante usar uma linguagem clara, objetiva e acessível. Fale com naturalidade, respeitando a idade, mas também reconhecendo que são curiosos, informados e cada vez mais conscientes do mundo ao redor. 

 

Seja multiplataforma:  

 

Eles estão conectados no YouTube, TikTok, Instagram, plataformas de streaming e assistentes de voz. Marque presença onde eles estão. 

 

Crie experiências, não só campanhas: 

 

A Geração Alpha quer interagir, participar, explorar. Aposte na gamificação, aplique elementos típicos dos jogos, como pontuação, rankings, desafios e recompensas, isso aumenta o engajamento do público e torna as atividades mais envolventes.  


EPTV na Escola 2025 tem como tema
O projeto EPTV na Escola é a melhor forma das marcas se conectarem com esta geração - Crédito: Divulgação 
 

Conecte sua marca à Geração Alpha com o Grupo EP  

 

O EPTV na Escola é um dos projetos educacionais mais relevantes da região, voltado aos estudantes do 9º ano do ensino fundamental, a Geração Alpha. Em sua 26ª edição, o projeto ganha um novo formato, com etapas distribuídas ao longo do ano, oferecendo mais tempo para o desenvolvimento das atividades, uma vivência mais aprofundada dos conteúdos, premiação renovada e uma aproximação ainda maior entre os alunos, a emissora e as marcas parceiras. Com o tema "Mudanças climáticas: como pequenas atitudes podem reduzir os impactos ambientais", o EPTV na Escola incentiva o debate, o conhecimento e atitudes transformadoras, fortalecendo seu papel como ponte entre educação, comunicação e impacto social. 

 

O projeto fala diretamente com a Geração Alpha, e sua marca ganha visibilidade em um projeto de credibilidade e grande alcance regional, se associando a valores como educação, sustentabilidade e inovação.  

 

Entre em contato com a nossa equipe comercial:
https://www.negociosep.com.br/contato/
 

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