Geração Alpha dita tendências e exige novas estratégias
Com comportamento digital, essa nova geração redefine o consumo, reposiciona marcas e impulsiona novas dinâmicas no varejo

Nascidos a partir de 2010, em meio ao crescimento da internet e dispositivos móveis, a Geração Alpha já nasceu em um mundo totalmente digital, com inteligência artificial, tablets e assistentes virtuais.
Curiosos, conectados e cheios de opinião, eles já ditam tendências, influenciam o comportamento das famílias e participam ativamente das decisões de compra dentro de casa. Mesmo sem autonomia financeira eles já sabem exatamente quais marcas querem vestir, qual celular desejam usar, o fast food preferido e até para onde pretendem viajar.
Essa geração está moldando um novo jeito de pensar, consumir e se comunicar e isso significa que as marcas precisam estar preparadas para atender às demandas desse novo público.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Repositório Institucional da UFSC, cerca de 61,20% das crianças da Geração Alpha já possuem um aparelho eletrônico próprio, e 32,45% interagem diretamente com o YouTube, ficando expostas a propagandas, e isso contribui para que elas influenciem os familiares na compra de produtos anunciados. A presença crescente da tecnologia no cotidiano infantil aumenta sua exposição à publicidade e ao consumo.

Como conversar com a Geração Alpha?
Seja visual e interativo:
A Geração Alpha já nasceu em um mundo digital e isso molda a forma como consomem conteúdo e se comunicam. Para se conectar com esse público, é fundamental apostar em formatos que falem a linguagem deles: vídeos curtos, animações, jogos, interações e experiências imersivas.
Adote uma linguagem simples:
Eles entendem muito mais do que aparenta. Por isso, é importante usar uma linguagem clara, objetiva e acessível. Fale com naturalidade, respeitando a idade, mas também reconhecendo que são curiosos, informados e cada vez mais conscientes do mundo ao redor.
Seja multiplataforma:
Eles estão conectados no YouTube, TikTok, Instagram, plataformas de streaming e assistentes de voz. Marque presença onde eles estão.
Crie experiências, não só campanhas:
A Geração Alpha quer interagir, participar, explorar. Aposte na gamificação, aplique elementos típicos dos jogos, como pontuação, rankings, desafios e recompensas, isso aumenta o engajamento do público e torna as atividades mais envolventes.

Conecte sua marca à Geração Alpha com o Grupo EP
O EPTV na Escola é um dos projetos educacionais mais relevantes da região, voltado aos estudantes do 9º ano do ensino fundamental, a Geração Alpha. Em sua 26ª edição, o projeto ganha um novo formato, com etapas distribuídas ao longo do ano, oferecendo mais tempo para o desenvolvimento das atividades, uma vivência mais aprofundada dos conteúdos, premiação renovada e uma aproximação ainda maior entre os alunos, a emissora e as marcas parceiras. Com o tema "Mudanças climáticas: como pequenas atitudes podem reduzir os impactos ambientais", o EPTV na Escola incentiva o debate, o conhecimento e atitudes transformadoras, fortalecendo seu papel como ponte entre educação, comunicação e impacto social.
O projeto fala diretamente com a Geração Alpha, e sua marca ganha visibilidade em um projeto de credibilidade e grande alcance regional, se associando a valores como educação, sustentabilidade e inovação.
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