EPTV na Escola: concurso apresenta novidades para 2025 com tema ecológico e interação digital
Confira os detalhes da 26ª edição do projeto educacional promovido pelo Grupo EP em 2025, que tem como tema Mudanças climáticas: como pequenas atitudes podem reduzir os impactos ambientais

O Grupo EP criou o EPTV na Escola, um projeto que vai além da sala de aula, conectando estudantes, escolas e o jornalismo local. Com o tema "Mudanças climáticas: como pequenas atitudes podem reduzir os impactos ambientais", a vigésima sexta edição do concurso visa incentivar debates que promovam o conhecimento, a consciência e atitudes transformadoras para a sociedade, com a educação como alicerce fundamental para os sonhos dos adolescentes, despertando ideias, questionamentos e o desejo de mudar o mundo. Com o apoio de parceiros como JFL Alarmes, Thermas de São Pedro, Forno Paulista, Fundação Inatel, IceBom, e Centro Universitário Barão de Mauá, a iniciativa fortalece essa missão, unindo aqueles que buscam dialogar com o público educacional e quem tem o poder de impactá-lo.
Iniciativa colaborativa entre a EPTV, Diretorias de Ensino e Secretarias Municipais de Educação, que envolve também coordenadores pedagógicos e professores, o projeto trata-se de um concurso de redação que ganhou uma nova proposta de execução. Neste ano, o EPTV na Escola chega com várias novidades em todo o seu processo, promovendo uma aproximação ainda maior entre os estudantes, a marca e a emissora. Haverá mais tempo para o desenvolvimento das atividades, permitindo uma vivência mais aprofundada do tema proposto. Além disso, a premiação passará por mudanças que prometem tornar a experiência ainda mais marcante para os participantes.
André Otaviano, diretor de Marketing, Eventos e Novos Negócios do Grupo EP, afirma que as mudanças na iniciativa irão proporcionar um ambiente propício para novos diálogos, tanto com os estudantes quanto com as marcas parceiras do projeto. "As mudanças no EPTV na Escola 2025 fortalecem ainda mais o vínculo entre educação, mídia e comunidade. É uma oportunidade única para as marcas se conectarem com valores como cidadania, criatividade e transformação social. O projeto ganha nova força e visibilidade, refletindo o propósito do Grupo EP."

Como vai funcionar
O EPTV na Escola 2025 chega com um novo formato, dividido em diversas etapas ao longo do ano, que ampliam a participação das escolas e fortalecem o vínculo com os meios de comunicação. O projeto começa com a apresentação às secretarias de educação, seguida pelo envio de conteúdos jornalísticos e do Terra da Gente às escolas, que, a partir disso, desenvolvem suas próprias iniciativas sobre o tema proposto. As melhores propostas são selecionadas pelas secretarias e, posteriormente, pela EPTV, que define os finalistas da primeira fase. As escolas então recebem materiais de apoio para preparar suas defesas, que podem ser em formato de texto, vídeo, áudio ou imagem, e passam por nova avaliação, resultando na escolha das salas semifinalistas.
Na sequência, os estudantes participam de visitas às emissoras e produzem redações, que também são avaliadas. O encerramento do projeto ocorre com cerimônias de premiação em quatro cidades da área de cobertura da EPTV.

Uma das atividades mais inovadoras da fase extra do EPTV na Escola 2025 será a dinâmica "Qual é o seu herói do tempo", realizada durante as visitas dos alunos às emissoras. Nessa experiência coletiva, cada sala semifinalista será desafiada a criar, em grupo, um personagem original utilizando ferramentas de inteligência artificial. A proposta estimula a imaginação, o trabalho em equipe e o uso criativo da tecnologia como aliada na construção de narrativas. Além de promover um momento lúdico e colaborativo, a atividade aproxima os estudantes do universo digital de forma reflexiva, conectando educação, inovação e protagonismo juvenil.
Novidades na premiação

As 10 salas semifinalistas terão a chance de visitar a emissora, conhecer de perto os bastidores do jornalismo e, como novidade deste ano, contribuir ativamente para a criação das redações finalistas. Outro destaque é que as cerimônias finais nas cidades de Valinhos, Campinas, São Carlos e Ribeirão Preto ganharão formatos mais dinâmicos e celebrativos, valorizando ainda mais o esforço coletivo de alunos, professores e escolas. A integração entre produção pedagógica, experiências presenciais e reconhecimento público amplia o impacto do projeto e fortalece o compromisso da EPTV com a educação. Essas vivências enriquecem ainda mais a reflexão sobre o tema "Mudanças climáticas: como pequenas atitudes podem reduzir os impactos ambientais", ao estimular o pensamento crítico, a colaboração e a responsabilidade individual e coletiva diante dos desafios ambientais atuais.
"Este ano, decidimos transformar a premiação para refletir melhor as novas demandas e engajar mais os estudantes. O objetivo foi criar uma abordagem mais inovadora, conectada com as tendências atuais e que pudesse gerar um impacto mais significativo", comenta André Otaviano sobre as novidades das premiações.
EPTV na Escola 2024
"Inteligência Artificial: aliada ou inimiga do nosso futuro": o tema da edição 2024 do EPTV na Escola convidou os alunos participantes a fazer uma viagem no tempo. O destino era romper a fronteira de 2024. E o percurso ofereceu reflexões inquietantes sobre os possíveis impactos que os avanços tecnológicos vão provocar na sociedade.
Em 26 anos de projeto, o EPTV na escola já teve mais de 1 milhão e 840 mil alunos já fizeram a redação e, destes, mais de 130 mil visitaram as emissoras do Grupo EP.
Quer incentivar a educação com este projeto através da sua marca? Fale com nosso time comercial e garanta seu espaço na vitrine do interior de São Paulo e do sul de Minas Gerais:
https://www.negociosep.com.br/contato/
Continue no Break:
A influência da publicidade na jornada do jovem rumo ao ensino superior