Globo Esporte e Brasilux estreiam Pintou Gol, ação de conteúdo customizada e inédita

Depois do sucesso de GE na Lata", projeto exibido na EPTV, emissora de televisão do Grupo EP convida torcedores de times rivais para disputar futebol de botão em nova dinâmica em parceria com a indústria de tintas

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O "Pintou Gol" é uma cocriação entre a EPTV com a marca de tintas Brasilux Crédito: Divulgação

 

O Globo Esporte, que recentemente comemorou dois anos de produção local na EPTV, afiliada Globo no interior paulista e sul de Minas Gerais, estreia nesta sexta-feira, dia 09/05, o "Pintou Gol", um quadro com ação de conteúdo idealizado em parceria com a marca de indústria de tintas Brasilux. O projeto de conteúdo na TV ganha vida com uma nova dinâmica: um jogo de botão entre torcedores de times rivais. Ao todo, serão 9 ativações ao longo do ano e a ação será exibida nas edições do Globo Esporte das regiões de abrangência do Grupo EP, em Campinas, Ribeirão Preto e São Carlos.   

 

O "Pintou Gol" funciona como um desafio dinâmico entre dois participantes que combinam conhecimento esportivo com estratégia e habilidade. A cada rodada, os competidores respondem a três perguntas intercaladas e, a cada acerto, avançam uma casa no campo rumo ao gol. Quando posicionados, escolhem onde chutar e tentam superar o goleiro Brasilux. Cada jogador pode movimentar o goleiro durante a partida para dificultar a jogada do oponente. A pontuação é definida por respostas corretas (5 pontos cada) e por gols marcados, criando uma disputa interativa, divertida e com forte apelo para os apaixonados por futebol. 

 

Depois do sucesso do projeto "GE na Lata", realizado em 2024, em ação customizada da EPTV para a Brasilux, Caio Maciel, gerente de Marketing de Produtos do Grupo EP, celebra o novo desafio e a importância de investir em novos formatos, que envolvem a paixão dos brasileiros em uma gameficação. "Um projeto de merchandising é o "golaço" no plano de mídia das marcas. O público busca pelo conteúdo nos programas. Com a ação, a marca se insere de forma orgânica na conversa e acaba impactando o público enquanto ele está envolvido com a reportagem. O conteúdo de qualidade, que é a essência da TV, segue sendo o principal, mas a marca também está ali, em uma cocriação entre EPTV e Brasilux", afirma. 

 

O "Pintou Gol" é o resultado de uma colaboração multifacetada que combina a expertise jornalística do Globo Esporte com o desejo da Brasilux por um produto exclusivo. Desenvolvido em uma parceria estreita, que inclui a agência Motor Propaganda, o marketing da Brasilux e a equipe de marketing da emissora, o projeto foi criado para refletir as identidades tanto da marca quanto do programa. Esta iniciativa, descrita como um esforço "a seis mãos", exemplifica um modelo de trabalho conjunto que busca integrar e otimizar as competências de cada parte envolvida.

  

O projeto de conteúdo "Pintou Gol
O projeto de conteúdo "Pintou Gol" na TV ganha vida com dinâmica de jogo de botão - Crédito: Divulgação

Felipe Blanco, gerente de Marketing da Brasilux, destaca a importância da estratégia integrada ao universo esportivo. "É uma forma criativa de criar conexão com a marca. Há tempos a Brasilux investe no esporte como um amplificador da comunicação, já se tornou parte do nosso DNA. Buscamos nos conectar principalmente com pintores e lojistas, mas também com consumidores finais. Acreditamos no futebol como uma ferramenta importantíssima para alcançar um público amplo. No Brasil, o futebol ainda é o principal esporte, assistido por praticamente todos". 

 

"Entrar em um programa de grande audiência, como o Globo Esporte, que é assistido por toda a família, permite criar um momento de diversão, de descontração e até de aprendizado, como é o caso do quiz, que engaja e amarra muito bem a ação", completa Felipe Blanco. 

 

Sandro Nascimento, diretor de Criação da Motor Propaganda, reforça como a união entre conteúdo editorial e estratégia de marca pode gerar resultados relevantes e memoráveis para o público e para os envolvidos na criação. "O maior desafio foi utilizar o excelente espaço de conteúdo que o GE nos proporciona de uma maneira não só informativa, mas incorporando criatividade, inovação e entretenimento. O "Pintou Gol" tem um formato interativo que coloca o consumidor em campo fazendo com que nossa mensagem seja expressa de forma lúdica e impactante. Mais um golaço, feito numa triangulação perfeita, entre o departamento de marketing da Brasilux, a agência Motor Propaganda e o time da EPTV". 

 

O Globo Esporte é um dos programas de maior audiência nas regiões de cobertura da EPTV, com média de 530 mil telespectadores por episódio. Segundo dados da Kantar Ibope Media, o programa alcança 10,6 pontos de audiência na região de Campinas, 10,3 em Ribeirão Preto e 10,9 em São Carlos, evidenciando sua forte conexão com o público local. Esses resultados reforçam a relevância do conteúdo esportivo regional e a efetividade do programa como plataforma para ações de marca.  

 

Brasilux e EPTV em 2024 

 

No ano passado, o quadro "GE na Lata" foi um projeto de conteúdo do Globo Esporte desenvolvido em parceria com a marca de tintas Brasilux. A dinâmica envolvia dois torcedores dos times que se enfrentariam no Campeonato Brasileiro, que participavam de um quiz com três perguntas e tentavam acertar um chute em uma lata de tinta posicionada em um gol, disputando o troféu "Na Lata". A ação ocorreu em lojas parceiras da Brasilux e buscou estimular a rivalidade saudável entre torcedores e valorizar o futebol no interior de São Paulo. Com 24 ativações previstas, o quadro foi exibido nas regiões de Ribeirão Preto e São Carlos às terças e sextas. Pelo impacto e criatividade, "GE na Lata" venceu o Prêmio Profissionais do Ano, da Globo, na categoria "Ação em conteúdo", uma das mais importantes premiações da publicidade brasileira. 

 

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