O que as empresas mais relevantes do mercado estão usando como estratégia de comunicação?

Confira as principais tendências de marketing que têm determinado as ações publicitárias deste ano

| Empresas Pioneiras -



Tendências de Marketing- Crédito: divulgação
Tendências de Marketing- Crédito: divulgação
 

Em tempos de disputa por atenção, com a ascensão do digital e da inteligência artificial generativa, a comunicação também precisa se adaptar. Os efeitos da tecnologia e das mudanças que ocorrem constantemente no mundo afetam diretamente os padrões de consumo e os interesses dos consumidores. E é justamente nisso que as grandes marcas se concentram: analisar as tendências de consumo e entender quais são as necessidades do público-alvo. Afinal, como aponta uma pesquisa de 2024 da ConsumerChoice, 70% dos consumidores admite ter uma alta propensão a comprar apenas marcas que sejam capazes de compreender as suas necessidades.  

 

Dentre as estratégias utilizadas estão o humor, a promoção de experiências imersivas, collabs com celebridades ou outras marcas, produtos para diversas gerações, sustentabilidade e credibilidade. Juntos, esses recursos têm auxiliado na reputação das grandes marcas e sendo fundamentais para o destaque delas em meio à guerra por atenção. 

 

Marketing absurdo 

 

Aquela postura de seriedade das marcas ficou no passado. Diante de tanto distanciamento provocado pelo mundo digital, o consumidor está valorizando o humano. Ele quer marcas humanas, que se preocupem com o contexto e estejam presentes de forma mais próxima. 

 

Nesse cenário, o comum perdeu espaço e o humor cresceu. O Duolingo, plataforma de ensino de idiomas online, deixou de lado qualquer predefinição sobre negócios educacionais e caiu na graça do público com o bom humor. O DUO, mascote do aplicativo, vive interagindo e brincando com diversas situações do cotidiano.      


Duolingo - Crédito: divulgação
Duolingo - Crédito: divulgação

 

Marketing de experiência 

 

O consumidor está cada vez mais cansado do mundo online e tem buscado por novas experiências offline, que valorizem as conexões humanas. Dentro desse cenário, o marketing de experiência tem se destacado com a criação de eventos sociais que permitem uma experiência imersiva com as marcas. O cliente não quer mais apenas um produto: ele quer uma experiência. 

 

A Ralph Lauren, marca renomada de vestuário, abriu uma cafeteria nos Estado Unidos, saindo de uma loja que vende apenas roupas para uma marca que é um ponto de encontro entre pessoas e que cria verdadeiras experiências para seus clientes e virou um sucesso.   


Ralph´s Café - Crédito: divulgação
Ralph´s Café - Crédito: divulgação

 

Nichar para conquistar  

 

Dentro desse contexto de buscar conforto nas interações humanas, as bolhas se tornam ainda mais fortes. O consumidor tem buscado pertencer e os hábitos de consumo são ditados muitas vezes pelo comportamento de grupos sociais, o que tem fortalecido ações como collabs. 

 

A Adidas, por exemplo, fez uma parceria recente com o cantor Jão e lançou uma coleção inspirada nele. Isso atraiu a bolha de fãs dele para a marca, e gerou um grande buzz na coleção. A Carmed se uniu à Fini, e lançou uma coleção de hidratantes labiais que virou febre nas redes sociais.     


Adidas- Crédito: divulgação
Adidas- Crédito: divulgação

 

Além da idade

 

Com as pessoas vivendo mais tempo e cada vez mais conectadas, os recortes etários estão sendo cada vez menos determinantes na segmentação. A mudança dos padrões sociais e nos objetivos de vida têm difundido ainda mais o interesse das gerações. O fim da lógica casamento e filhos têm gerado novos interesses em diferentes gerações. 

 

A novela das seis "Garota do Momento" faz isso. Ambientada na década de 50, a novela mistura atores de diferentes gerações, está presente nas redes sociais através de cortes e conta com a interação direta dos atores jovens e hiperconectados nas redes. O livro de colorir "Bobbie Goods" virou um dos hobbies favoritos dos adultos, mesmo tendo uma estética infantil.  


Garota do Momento- Crédito: divulgação
Garota do Momento- Crédito: divulgação

 

Sustentabilidade 

 

O meio ambiente tem se tornado um stakeholder que não pode ser ignorado. Com a situação climática já em estado irreversível, o desespero generalizado tem levado a uma preocupação cada vez maior com o consumo consciente. Segundo dados da pesquisa Future Consume Index de 2023, publicado pela EY, 73% estão profundamente preocupados com a fragilidade do planeta. Por isso, alinhar a sustentabilidade nas estratégias é essencial para o sucesso de uma marca. 

 

No Brasil, a Natura trabalha constantemente temas relacionados à sustentabilidade. A Vivo assinou recentemente uma campanha como a empresa mais sustentável do Brasil. A Renner tem investido em campanhas que reforcem a sustentabilidade das suas roupas. 

  

Natura - Crédito: divulgação
Natura - Crédito: divulgação

 

Marketing de credibilidade 

 

De acordo com dados da Accenture, 62% dos consumidores consideram a confiança um fator decisivo na decisão de compra. Por isso, conquistar a confiança do consumidor é um fator decisivo no processo de compra. Preocupado com o meio ambiente e com questões sociais envolvendo o trabalho, o consumidor quer transparência. 

 

Para isso, é importante revisar os símbolos em todas as etapas de consumo e procurar uma aproximação com o cliente, como faz a Karla Marques, executiva da Cimed. Nas redes sociais, ela virou a própria garota-propaganda da marca, onde mostra o dia a dia da fábrica e todos os processos envolvendo seus produtos. A Nubank criou uma notificação ao perceber uma transferência para aplicativos de aposta, agindo de forma prática contra o descontrole financeiro de seus clientes.  


Cimed- Crédito: divulgação
Cimed- Crédito: divulgação

 

Independentemente da estratégia, conte com o Grupo EP! 

 

O Grupo EP é um conglomerado de mídia presente no interior de São Paulo e sul de Minas que alcança mais de 12 milhões de pessoas. Com produtos inovadores com o padrão de qualidade Globo, o Grupo conta com todos os tipos de mídia. As empresas de mídia do Grupo EP incluem a EPTV, afiliada da Rede Globo, sites Globo (g1 e ge), acidade on, Tudo EP, rádios CBN, EP FM e Jovem Pan, OA Eventos, EP Painéis (Mídia OOH) e participação societária na Rede Bahia. 

 

Com uma vertical exclusiva de ESG, o Grupo conta com diversos projetos e programas que abordam a sustentabilidade, como o projeto "Sementes do Futuro" e o programa "Terra da Gente". Já quando se trata de conteúdo para todas as idades e criatividade, contamos com uma vertical de entretenimento, que traz conteúdos para todas as gerações tanto nas nossas redes sociais quanto na tela da EPTV, como o "Mais Caminhos". Nós também promovemos experiências imersivas através da OA Eventos, com eventos que permitem a ativação de marcas, como a Corrida Integração. Por fim, todos os produtos do Grupo EP contam com o selo de credibilidade do conglomerado de mídia e do padrão Globo de qualidade. 

 

Entre em contato com o nosso time comercial e veja as nossas oportunidades para o seu negócio: https://www.negociosep.com.br/contato/ 

 

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