O que as empresas mais relevantes do mercado estão usando como estratégia de comunicação?
Confira as principais tendências de marketing que têm determinado as ações publicitárias deste ano

Em tempos de disputa por atenção, com a ascensão do digital e da inteligência artificial generativa, a comunicação também precisa se adaptar. Os efeitos da tecnologia e das mudanças que ocorrem constantemente no mundo afetam diretamente os padrões de consumo e os interesses dos consumidores. E é justamente nisso que as grandes marcas se concentram: analisar as tendências de consumo e entender quais são as necessidades do público-alvo. Afinal, como aponta uma pesquisa de 2024 da ConsumerChoice, 70% dos consumidores admite ter uma alta propensão a comprar apenas marcas que sejam capazes de compreender as suas necessidades.
Dentre as estratégias utilizadas estão o humor, a promoção de experiências imersivas, collabs com celebridades ou outras marcas, produtos para diversas gerações, sustentabilidade e credibilidade. Juntos, esses recursos têm auxiliado na reputação das grandes marcas e sendo fundamentais para o destaque delas em meio à guerra por atenção.
Marketing absurdo
Aquela postura de seriedade das marcas ficou no passado. Diante de tanto distanciamento provocado pelo mundo digital, o consumidor está valorizando o humano. Ele quer marcas humanas, que se preocupem com o contexto e estejam presentes de forma mais próxima.
Nesse cenário, o comum perdeu espaço e o humor cresceu. O Duolingo, plataforma de ensino de idiomas online, deixou de lado qualquer predefinição sobre negócios educacionais e caiu na graça do público com o bom humor. O DUO, mascote do aplicativo, vive interagindo e brincando com diversas situações do cotidiano.

Marketing de experiência
O consumidor está cada vez mais cansado do mundo online e tem buscado por novas experiências offline, que valorizem as conexões humanas. Dentro desse cenário, o marketing de experiência tem se destacado com a criação de eventos sociais que permitem uma experiência imersiva com as marcas. O cliente não quer mais apenas um produto: ele quer uma experiência.
A Ralph Lauren, marca renomada de vestuário, abriu uma cafeteria nos Estado Unidos, saindo de uma loja que vende apenas roupas para uma marca que é um ponto de encontro entre pessoas e que cria verdadeiras experiências para seus clientes e virou um sucesso.

Nichar para conquistar
Dentro desse contexto de buscar conforto nas interações humanas, as bolhas se tornam ainda mais fortes. O consumidor tem buscado pertencer e os hábitos de consumo são ditados muitas vezes pelo comportamento de grupos sociais, o que tem fortalecido ações como collabs.
A Adidas, por exemplo, fez uma parceria recente com o cantor Jão e lançou uma coleção inspirada nele. Isso atraiu a bolha de fãs dele para a marca, e gerou um grande buzz na coleção. A Carmed se uniu à Fini, e lançou uma coleção de hidratantes labiais que virou febre nas redes sociais.

Além da idade
Com as pessoas vivendo mais tempo e cada vez mais conectadas, os recortes etários estão sendo cada vez menos determinantes na segmentação. A mudança dos padrões sociais e nos objetivos de vida têm difundido ainda mais o interesse das gerações. O fim da lógica casamento e filhos têm gerado novos interesses em diferentes gerações.
A novela das seis "Garota do Momento" faz isso. Ambientada na década de 50, a novela mistura atores de diferentes gerações, está presente nas redes sociais através de cortes e conta com a interação direta dos atores jovens e hiperconectados nas redes. O livro de colorir "Bobbie Goods" virou um dos hobbies favoritos dos adultos, mesmo tendo uma estética infantil.

Sustentabilidade
O meio ambiente tem se tornado um stakeholder que não pode ser ignorado. Com a situação climática já em estado irreversível, o desespero generalizado tem levado a uma preocupação cada vez maior com o consumo consciente. Segundo dados da pesquisa Future Consume Index de 2023, publicado pela EY, 73% estão profundamente preocupados com a fragilidade do planeta. Por isso, alinhar a sustentabilidade nas estratégias é essencial para o sucesso de uma marca.
No Brasil, a Natura trabalha constantemente temas relacionados à sustentabilidade. A Vivo assinou recentemente uma campanha como a empresa mais sustentável do Brasil. A Renner tem investido em campanhas que reforcem a sustentabilidade das suas roupas.

Marketing de credibilidade
De acordo com dados da Accenture, 62% dos consumidores consideram a confiança um fator decisivo na decisão de compra. Por isso, conquistar a confiança do consumidor é um fator decisivo no processo de compra. Preocupado com o meio ambiente e com questões sociais envolvendo o trabalho, o consumidor quer transparência.
Para isso, é importante revisar os símbolos em todas as etapas de consumo e procurar uma aproximação com o cliente, como faz a Karla Marques, executiva da Cimed. Nas redes sociais, ela virou a própria garota-propaganda da marca, onde mostra o dia a dia da fábrica e todos os processos envolvendo seus produtos. A Nubank criou uma notificação ao perceber uma transferência para aplicativos de aposta, agindo de forma prática contra o descontrole financeiro de seus clientes.

Independentemente da estratégia, conte com o Grupo EP!
O Grupo EP é um conglomerado de mídia presente no interior de São Paulo e sul de Minas que alcança mais de 12 milhões de pessoas. Com produtos inovadores com o padrão de qualidade Globo, o Grupo conta com todos os tipos de mídia. As empresas de mídia do Grupo EP incluem a EPTV, afiliada da Rede Globo, sites Globo (g1 e ge), acidade on, Tudo EP, rádios CBN, EP FM e Jovem Pan, OA Eventos, EP Painéis (Mídia OOH) e participação societária na Rede Bahia.
Com uma vertical exclusiva de ESG, o Grupo conta com diversos projetos e programas que abordam a sustentabilidade, como o projeto "Sementes do Futuro" e o programa "Terra da Gente". Já quando se trata de conteúdo para todas as idades e criatividade, contamos com uma vertical de entretenimento, que traz conteúdos para todas as gerações tanto nas nossas redes sociais quanto na tela da EPTV, como o "Mais Caminhos". Nós também promovemos experiências imersivas através da OA Eventos, com eventos que permitem a ativação de marcas, como a Corrida Integração. Por fim, todos os produtos do Grupo EP contam com o selo de credibilidade do conglomerado de mídia e do padrão Globo de qualidade.
Entre em contato com o nosso time comercial e veja as nossas oportunidades para o seu negócio: https://www.negociosep.com.br/contato/
Continue acompanhando o BREAK:
Personas sintéticas: o que são e como têm transformado as pesquisas de mercado
SXSW: confira os principais insights da maior feira de tecnologia e inovação do mundo