O Natal do primeiro semestre e o Dia das Mães 2025: como inovar nas campanhas e conquistar o público

Confira dicas de especialista em varejo e campanhas publicitária para criar campanhas eficazes

| Empresas Pioneiras -

O Dia das Mães é a segunda data mais relevante para o comércio brasileiro, ficando atrás apenas do Natal - Crédito: Divulgação
O Dia das Mães é a segunda data mais relevante para o comércio brasileiro, ficando atrás apenas do Natal - Crédito: Divulgação
 

O Dia das Mães é a segunda data mais relevante para o comércio brasileiro, ficando atrás apenas do Natal. Em 2024, o evento movimentou impressionantes R$ 34,4 bilhões, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Esse volume expressivo reforça o enorme potencial da data e a importância de um planejamento estratégico para aproveitar ao máximo as oportunidades que ela oferece. Para se destacar e oferecer uma experiência diferenciada ao consumidor, é essencial investir em diversas frentes e estar preparado para atender às demandas de forma ágil, eficiente e alinhada às expectativas do público. 

 

A data é um dos períodos mais competitivos do ano, exigindo estratégias bem planejadas. Por isso, tanto lojas físicas quanto virtuais devem apostar em promoções atrativas e preços competitivos para produtos que tenham forte conexão com a data, garantindo maior apelo e impacto nas vendas. "O consumidor atual busca cada vez mais experiências personalizadas e significativas. No Dia das Mães, isso se traduz em três grandes tendências: personalização, sustentabilidade e experiências memoráveis. Produtos customizados, como kits montáveis ou mensagens personalizadas, estão em alta. Presentes sustentáveis também ganham força, pois os consumidores valorizam marcas comprometidas com o meio ambiente", conta Lucas Negretti, diretor Executivo da Negretti Full Marketing, de Varginha (MG). "As experiências continuam sendo um diferencial competitivo, pacotes de spa, jantares especiais e viagens curtas são cada vez mais procurados. As marcas do varejo podem explorar isso oferecendo combos que unem produto e experiência, ampliando o valor percebido." 

 

Como inovar e fugir das campanhas tradicionais? O segredo, segundo Lucas Negretti, está em equilibrar apelos emocionais com promoções agressivas, criando estratégias que maximizem o impacto nas vendas do Dia das Mães."Conecte o emocional à ação! Contar histórias envolventes e oferecer benefícios reais na mesma comunicação aumenta o impacto e as conversões. Evite campanhas genéricas e aposte no humor, interatividade e cocriação com os clientes para gerar mais conexão e diferenciação".    

 

Engajamento, conversão e conexão

O uso de dados e personalização no varejo é essencial para criar campanhas mais eficazes e relevantes para o público. Como destaca Lucas Negretti, a segmentação inteligente permite recomendações personalizadas, mensagens direcionadas e recuperação de carrinhos abandonados, aumentando a conversão. "Ao entender o comportamento e as preferências dos consumidores, o varejo pode criar ações que engajem os clientes de forma mais assertiva, tornando a experiência de compra mais fluida e satisfatória". 

 

Além do impacto imediato das campanhas, é importante adotar estratégias que estendam seu efeito para além da data comemorativa. De acordo com Negretti, o pós-venda ativo, recompensas para compras futuras e conteúdos nostálgicos ajudam a manter o relacionamento com o cliente após a data. "Dessa forma, a campanha não se limita a um único momento, mas se transforma em um relacionamento contínuo e duradouro com o consumidor, fortalecendo a fidelização e o engajamento com a marca". 

 


Grupo EP no Dia das Mães

Observando essa oportunidade do mercado, o Grupo EP criou o projeto "Receitas que Contam Histórias" que celebra a tradição, o afeto e as memórias familiares por meio da gastronomia. A iniciativa convida o público a compartilhar receitas que marcam momentos especiais, reforçando a conexão entre sabores e lembranças. Durante o processo, cinco histórias serão selecionadas para serem divulgadas em diferentes plataformas, incluindo rádios do Grupo EP e o portal acidade on, onde o público poderá votar na sua favorita. Além disso, o programa Mais Caminhos trará um quadro especial para destacar os finalistas e o vencedor da ação. 

 

O Dia das Mães, comemorado em 11 de maio, tem um papel essencial dentro do projeto, pois representa uma das datas mais marcantes para a tradição culinária familiar. Muitas receitas carregam o legado materno, transmitindo amor e cuidado através dos pratos que reúnem gerações. Neste contexto, o projeto se torna uma oportunidade de homenagear mães e avós, reforçando a importância da cozinha como um espaço de conexão e afeto entre familiares.  O projeto oferece oportunidades comerciais estratégicas para marcas que desejam se associar a valores como tradição, afeto e memórias familiares. Com ações especiais, como branded content no programa Mais Caminhos, informe publicitário, mídia de patrocínio e divulgação no portal acidade on, inserções de marca na Jovem Pan Ribeirão Preto e EP FM, permitem que as marcas sejam integradas de forma autêntica à narrativa do projeto, ampliando seu impacto e engajamento.

Projeto "Receitas que Contam Histórias" celebra a tradição, o afeto e as memórias familiares por meio da gastronomia - Crédito: Divulgação
Projeto "Receitas que Contam Histórias" celebra a tradição, o afeto e as memórias familiares por meio da gastronomia - Crédito: Divulgação

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