SEO: vantagens de uma das principais estratégias de marketing digital

Confira o que o Search Engine Optimization (SEO) pode fazer pela sua marca no ambiente digital

| Empresas Pioneiras -

O foco do SEO é garantir um bom posicionamento orgânico nos buscadores por meio de conteúdos de qualidade e experiência otimizada para os usuários- Crédito: Divulgação

O foco do SEO é garantir um bom posicionamento orgânico nos buscadores por meio de conteúdos de qualidade e experiência otimizada para os usuários- Crédito: Divulgação

 

O SEO é uma das estratégias mais impactantes do Marketing Digital. Afinal, quem não deseja estar entre os primeiros resultados da busca orgânica no Google? A estratégia é o conjunto de processos e técnicas utilizadas para melhorar a visibilidade e o posicionamento de um site nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como Google, Bing e Yahoo. O objetivo do SEO é aumentar o tráfego de visitantes qualificados ao site, proporcionando maior exposição e, consequentemente, potencializando as oportunidades de conversão e vendas. 

 


Um estudo realizado pela ROI Evolution em 2022, com mais de 170 profissionais de marketing digital, destacou que o SEO (Search Engine Optimization) é a segunda estratégia digital mais significativa. Isso se deve ao fato de que os primeiros links exibidos nas buscas são os mais clicados, e a maioria dos usuários raramente passa da primeira página para encontrar o que procura. 


Principais métricas para monitorar em SEO 

Avaliar o sucesso das estratégias de SEO é fundamental para determinar os próximos passos de otimização e identificar as táticas que estão funcionando bem no seu negócio. 

  

Conforme a ROI Evolution, os especialistas em SEO monitoram de perto:  

    1. Classificação das palavras-chave; 
    2. Tráfego orgânico do site; 
    3. Tempo médio de permanência na página. 

  


Além disso, a ROI Evolution aponta que os cinco primeiros resultados do Google são os mais significativos para os usuários, já que capturam 67,6% dos cliques. Portanto, acompanhar a posição no ranking do principal mecanismo de busca do mundo também é crucial para avaliar a eficácia das estratégias.  



Hélio Santos, gerente de Mídias Digitais do Grupo EP, destaca a importância da otimização para a estruturação dos produtos da empresa. "Toda base de estruturação dos nossos produtos é feita com estratégias avançadas de otimização como ferramentas de análise, palavras-chaves, uso de dados, carregamento dos sites, meta descrições, títulos, links entre outros. Vale ressaltar que o nosso portal g1, por exemplo, tem a melhor pontuação em ranqueeamento de sites de notícias do Brasil e já obteve reconhecimento do prêmio de Top Of Mind em notícias. Quando uma marca publica seu conteúdo em nossos sites ela se relaciona com o produto, recebe uma chancela do site e ganha benefícios de SEO como credibilidade, relevância orgânica e pontuação de ranqueeamento." 

 


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SEO no Grupo EP
A todo momento, milhões de buscas são realizadas nos mecanismos de pesquisa, especialmente no Google, o mais utilizado no mundo. Os usuários procuram respostas para uma ampla variedade de questões do dia a dia, desde a escolha do melhor hotel para a próxima viagem até a compreensão da teoria da evolução. 



O foco do SEO é garantir um bom posicionamento orgânico nos buscadores por meio de conteúdos de qualidade e experiência otimizada para os usuários- Crédito: Divulgação
"Nosso principal produto é o branded content, geração de conteúdo através de matérias publicitárias (avulsas ou por página customizada), que envolve a publicação de texto, foto e até vídeo, que podem trazer junto palavras-chave e meta descrição em suas construções, incluir também links do-follow nas campanhas, ajudando a potencializar o SEO dos nossos clientes", explica Hélio Santos sobre as estratégias utilizadas para obter uma boa performance nas ferramentas de pesquisa. 


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O profissional acrescenta que os processos de rastreamento e indexação acontecem a todo momento. "É possível também mencionar os canais de contatos e redes sociais com links e compartilhar o produto nos principais canais de mídia gerando um maior engajamento e alcance. Temos diversos cases de clientes que conseguiram melhorar suas pontuações de rankeamento e obter excelentes resultados orgânicos em buscadores e redes sociais."
 

 

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