ProXXima 2025: confira os principais insights do maior evento de tecnologia e inovação em marketing e comunicação
O Grupo EP, maior conglomerado de mídia do interior de São Paulo e Sul de Minas, marcou presença no evento para acompanhar todos os insights

Com foco em comunicação, marketing, inovação e tecnologia, a 19ª edição do ProXXIma reuniu profissionais dessas áreas nos dias 10 e 11 de junho de 2025, no WTC Events Center, em São Paulo. Consolidado como um dos principais eventos do setor no Brasil, o encontro é organizado pelo Meio & Mensagem e voltado para profissionais de agências, anunciantes, veículos de mídia, startups e empresas de tecnologia que atuam no ecossistema da comunicação. O ProXXIma 2025 teve como foco principal discutir os impactos da tecnologia e da inovação no marketing e na comunicação, e o gerente de marketing do Grupo EP, Leandro Dorigatti e o gerente de eventos do Grupo EP, Paulo Pelegrini, estiveram presentes para acompanhar todos os detalhes.
Nesta edição, temas atuais e estratégicos, como inteligência artificial, futuro do trabalho e talentos, e-commerce, branding, social media e criatividade, foram debatidos, refletindo as principais tendências que estão transformando o mercado.

Confira os insights do evento:
Um dos temas desta edição foi o papel da Inteligência Artificial (IA) como uma camada cada vez mais essencial nas operações de marketing. Ao longo do evento, especialistas e líderes de mercado reforçaram que a IA precisa ser incorporada de forma estratégica, funcionando como uma extensão da criatividade humana e potencializando resultados.
Presente no evento, o gerente de marketing do Grupo EP, Leandro Dorigatti, destacou a relevância do tema, "No Proxxima 2025, o tema central foi claramente a inteligência artificial e sua assustadora velocidade de evolução. Há um ano falávamos sobre o espetacular ChatGPT e hoje já estamos falando de Marisa Maiô, a apresentadora criada exclusivamente por IA e que alcançou milhões de usuários. Apesar de assustadora, é preciso ressignificar a função das IAs: elas devem ser entendidas como uma extensão da inteligência humana, otimizando processos operacionais e de baixo envolvimento cognitivo"
A aplicação prática da IA em áreas como planejamento de campanhas, automação de processos e análise de dados foi apontada como um diferencial competitivo para as marcas. "'Não seremos substituídos por IAs, seremos substituídos por pessoas que dominam a utilização das IAs", destaca Leandro.

Durante o evento, especialistas destacaram que o conceito de branding, vai muito além de simplesmente fazer a marca ser conhecida. Antes o foco era apenas em reconhecimento de marca, mas hoje o branding exige uma presença ativa e relevante em diferentes momentos da jornada do consumidor.
A construção de marca agora depende de conteúdos que gerem conexão emocional e cultural, indo além da exposição. As marcas que se destacam são aquelas que constroem narrativas consistentes, com linguagem própria e propósito claro, conseguindo criar vínculos reais com o público em meio ao excesso de informação e ao consumo acelerado de conteúdo.
Em um cenário cada vez mais dominado por algoritmos e pautado pelo consumo rápido de conteúdo, as marcas enfrentam o desafio de ir além da simples visibilidade. Não basta apenas aparecer no feed ou gerar cliques, é preciso construir relevância e ser reconhecido como uma referência dentro do seu segmento. Nesse contexto, a discussão sobre influência e autoridade de marca ganhou força no evento. Marcas que conseguem se posicionar com clareza, consistência e propósito têm mais chances de gerar uma lembrança verdadeira e conquistar a preferência do público.
"Essa reflexão levou a outro ponto de destaque no evento, a revalorização do fator humano e das nuances dos processos de comunicação. A criatividade é insubstituível, mas precisamos estimulá-la para que não caia nas armadilhas dos algoritmos." afirma o gerente de marketing do Grupo EP.
Entre em contato com a nossa equipe comercial:
https://www.negociosep.com.br/contato/
Continue no Break:
Marketing B2B: confira as principais estratégias para destacar a sua marca
O que as empresas mais relevantes do mercado estão usando como estratégia de comunicação?