Dia do consumidor 2024: insights sobre o mercado varejista

Confira dicas sobre essa data para potencializar seu negócio durante o ano todo

| Empresas Pioneiras -

Considerado a "Black Friday do primeiro semestre", o Dia do Consumidor foi estabelecido com o objetivo de reconhecer os direitos dos clientes. Ao longo dos anos, essa data tem ganhado destaque no cenário varejista brasileiro, se destacando pela ênfase nas vendas e no fortalecimento do relacionamento com o consumidor. 

 

Com o intuito de ressaltar a importância dos clientes para seus negócios e impulsionar as vendas no início do ano, os varejistas têm transformado o Dia do Consumidor em uma semana repleta de iniciativas promocionais. Um levantamento conduzido pela Nuvemshop revelou que, no intervalo de 12 a 15 de março de 2023, as pequenas e médias empresas alcançaram um faturamento total de R$ 37,4 milhões, superando os R$ 28,5 milhões registrados em 2022. 

 

Padrão de consumo 

A pesquisa da Opinion Box em 2023 sobre tendências de consumo digital revelou que, para os consumidores, os principais fatores de conversão são preço, praticidade e promoções. Cerca de 58% preferem e-commerces devido a preços mais acessíveis, 57% optam por compras online pela conveniência de não sair de casa, e 56% destacam encontrar promoções exclusivas na internet. 

 

Quanto à frequência de compras, seis em cada dez pessoas aumentaram suas compras online no último ano. As categorias mais populares nos últimos seis meses foram vestuário (58%), calçados (43%), e itens de higiene pessoal e beleza (39%). 

 

Tendências para 2024 

Além de analisar a atualidade do comportamento de compra dos consumidores, é crucial considerar as tendências de consumo previstas para os próximos anos. Essas tendências englobam estratégias já firmemente estabelecidas, bem como ferramentas em processo de ampliação. 

 

A NRF 2024, a principal feira global de varejo, abordou questões cruciais sobre o futuro do setor, promovendo debates que moldaram as visões e estratégias dos profissionais presentes. Realizada em Nova York de 13 a 16 de janeiro, o evento destacou as tendências e inovações que impactarão o universo varejista. 

 

1. Necessidade de mudança: após a pandemia, o mundo enfrenta mudanças climáticas e inflação. Palestrantes da NRF alertam que o varejo deve ser resiliente diante das pressões econômicas, incentivando uma transformação e uma visão voltada para o futuro; 

 

2. Obsessão pelo consumidor: Michelle Gass, presidente da Levi & Strauss Co, enfatiza a essencial obsessão pelo consumidor no varejo, destacando que deve ser uma prática, não apenas um objetivo. Priorizar a inovação é crucial para descobrir necessidades antes mesmo de os consumidores as perceberem; 

 

3. A tendência da retail media: retail media é a chance de exibir anúncios de marcas nos espaços de mídia oferecidos pelos varejistas em seus canais de venda. Essa abordagem transforma os varejistas em veículos de comunicação, gerando receitas além das transações de compra e venda de produtos; 

 

4. Transformar o cliente em fã: estar ao lado do consumidor e apoiá-lo em sua jornada são práticas destacadas para demonstrar genuíno interesse por seus desejos e necessidades. 

 

Dica de leitura

Que tal explorar a oportunidade desta data para se inspirar na lista dos livros recomendados por alguns dos CEOs mais influentes do mundo? A seleção foi compilada pelo site CEO.com: 

1. Muhtar Kent, da Coca-Cola: "A Ascensão do Dinheiro", de Niall Ferguson, Editora Planeta; 

 

2. Mark Zuckerberg, do Facebook: "O Jogo do Exterminador", de Orson Scott Card, Editora Devir; 

 

3. Jeff Bezos, da Amazon: "Feitas para Durar", de James Collins e Jerry Porras, Editora Rocco. 

 

Oportunidades do Grupo EP 

A Semana do Consumidor se estende do dia 15/03 ao dia 22/03 e é repleta de oportunidades. Pensando na importância desta data, durante o mês de março, o Grupo EP oferece diversas possibilidades para alavancar os negócios das suas marcas parceiras: o Combo Agro Conecta, por exemplo, conta com conteúdos exclusivos do mundo agro, feitos por especialistas do setor. Há também o Comida di Buteco, um concurso que coleciona inúmeras receitas e histórias de família, com muita simplicidade e tradição, resgatando os autênticos botecos de cada região. 

 

Pensado especialmente para a Páscoa, o Grupo EP lançou uma gameficação para comemorar a época mais doce do ano. No final de março, os participantes terão o desafio de descobrir a "frase secreta" em uma matéria patrocinada na aba Tudo Receitas do portal Tudo EP, compartilhando suas respostas nas redes sociais. As marcas parceiras acompanharão a jornada dos participantes com matérias patrocinadas na seção Tudo Receitas, publicações e histórias marcadas no Instagram, além de suporte midiático no g1 e acidade on em diversas regiões, como Campinas (SP), Central Paulista, Ribeirão Preto (SP) e Varginha (MG). 

 

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