Empresas do agronegócio colhem bons resultados com comunicação multicanal no Grupo EP

Cases de sucesso investem em oportunidades com near live, live marketing e merchandising para semear a reputação das marcas

| Empresas Pioneiras -

A região de abrangência do Grupo EP é historicamente uma das mais importantes áreas para o agronegócio brasileiro
A região de abrangência do Grupo EP é historicamente uma das mais importantes áreas para o agronegócio brasileiro
 

A região de abrangência do Grupo EP, composta pelo interior de São Paulo e pelo sul de Minas Gerais, é historicamente uma das mais importantes áreas para o agronegócio brasileiro, sendo responsável pelo cultivo de café, cana-de-açúcar, laranja, grãos, carne bovina e outros importantes produtos de peso para o PIB brasileiro. De acordo com o IPC Maps, 1 em cada 4 empresas de agro do estado de São Paulo estão localizadas nas cidades de nossa área de cobertura. 

 

Além do trabalho duro de todos os profissionais do agro, uma das principais áreas da economia do país deve seu sucesso ao investimento em comunicação estratégica e multiplataforma. 

O Grupo EP propõe uma associação de marcas do setor a conteúdos exclusivos sobre agricultura, produzidos por especialistas com conhecimento da realidade do setor
O Grupo EP propõe uma associação de marcas do setor a conteúdos exclusivos sobre agricultura, produzidos por especialistas com conhecimento da realidade do setor
 

O Grupo EP oferece às marcas do setor uma proposta que permite a associação da empresa a conteúdos exclusivos sobre agro, produzidos por quem conhece de perto a realidade do setor, como você pode conferir aqui: Agronegócio: a importância da mídia para o setor. Inspire-se em cases de sucesso de empresas que investiram em nossos diversos formatos: 

 

Near live: Almeida Equipamentos  

A Almeida Equipamentos, empresa de máquinas e equipamentos agrícolas, de Motuca (SP), realizou um comercial ao vivo no intervalo do jornal EPTV 1, direto da Agrishow 2022, maior feira de agronegócio da América Latina. A estratégia foi adotada para divulgar a nova marca da empresa e destacar a Almeida Equipamentos das outras empresas presentes na feira.  


A comunicação garantiu aumento na busca pelo nome da empresa na internet e na procura por seus produtos. "Nós esperávamos uma média de 400 pessoas visitando o estande na feira e acabamos recebendo mais de 750 por dia. Em cinco dias de feira, pelo menos 4.500 pessoas entraram no estande. A meta de vendas estabelecida para a feira foi batida no início da tarde do terceiro dia de evento", diz Rafael Rosa, sócio e Diretor Comercial da Artemis, agência responsável pelo marketing da marca.  


Live marketing: Siltomac 

A boutique de carnes Siltomac, de São Carlos (SP), em parceria com a agência Filomena Propaganda, realizou ativações de live marketing no Circuito CBN de Beach Tennis e investiu em ações na rádio CBN, ambas nas cidades de São Carlos (SP) e de Araraquara (SP). A ativação pretendia expandir a degustação de cortes que a boutique realiza na loja todo sábado e contava com um freezer onde foram disponibilizados cortes congelados para compra no evento.  


O investimento resultou em fortalecimento da marca, aumento da base de contatos e crescimento de vendas. "Fizemos uma ação promocional com banners e displays espalhados em todo o evento com um QR Code que direcionava o público a uma página de cadastro, na qual era possível retirar um voucher de desconto para compra futura. No total, captamos 437 leads totalmente qualificados", conta Priscila Casagrande, CEO da agência Filomena Propaganda.  


Merchandising: ICL América do Sul 

A ICL América do Sul, empresa focada em soluções impactantes e inovadoras para nutrição e fisiologia de plantas, investiu em ações de merchandising em todos os episódios do No Pé do Café, que fazia parte da programação das manhãs de sábado da EPTV sul de Minas. Junto do merchandising, foram produzidos informes publicitários para o g1 sul de Minas, que contribuíram para compartilhar conhecimentos sobre o setor cafeeiro.  


"As matérias no g1 foram importantes para reforçar ainda mais a presença da ICL no mercado. E foi fundamental para a empresa estar presente na TV porque, na ação de merchandising, tivemos tempo para explicar como funciona a aplicação dos produtos e seus benefícios. Assim, foi possível ratificar nosso posicionamento", ressalta José Marcos Leite, Gerente de Desenvolvimento de Mercado Sudeste da ICL.  


Jornada Cooperativa: Sicoob Cocred 

A Sicoob Cocred, cooperativa de crédito de Sertãozinho (SP), investiu em uma ação de comunicação multiplataforma nos canais do Grupo EP para explicar o conceito e democratizar o acesso dos brasileiros aos benefícios do cooperativismo. Foram veiculados conteúdos exclusivos sobre cooperativismo no podcast da rádio CBN Ribeirão (CBN.doc), informes publicitários nos portais acidade on e g1, e ação de merchandising no programa Mais Caminhos.   


Segundo Adalberto Igual Júnior, Gerente de Planejamento e Marketing da Sicoob Cocred, a veiculação da campanha em diversas plataformas teve muita repercussão e resultado no número de cooperados. "Sentimos um aumento ao longo do ano de uma maneira geral. Nos últimos meses pós-campanha aumentou o número de cooperados e o retorno dos cooperados já existentes: crescemos 45%".  


EPTV: Sicoob Agrocredi 

A cooperativa de crédito Sicoob Agrocredi, de Guaxupé (MG), investiu em um plano de mídia diversificado, veiculando campanhas em diferentes programas da EPTV (Mais Caminhos, EPTV 1, EPTV 2, novelas, Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Globo Rural).. A parceria fortaleceu a marca, aumentou sua visibilidade e atraiu novos associados para a cooperativa.  


Foram quatro meses de campanha para atrair novos cooperados, seguidos de ações de remarketing. "Através de nossos anúncios, atingimos 13,4 milhões de impressões nas redes sociais e obtivemos um crescimento de 24% no número total de associados", comenta Paula Cruvinel, Analista de Comunicação e Marketing do Sicoob Agrocredi.   


Leia os cases na íntegra:  

Com nova marca, Almeida Equipamentos realiza seu primeiro comercial ao vivo com a EPTV 

 

Garantia de sabor e de sucesso: Siltomac aumenta rede de contatos com ativação de live marketing 

 

No Pé do Café: ICL América do Sul destaca resultados com a parceria comercial 

 

"Jornada Cooperativa": conheça a estratégia multiplataforma da Sicoob Cocred 

 

Com plano de mídia diversificado, Sicoob Agrocredi estreia na EPTV