VAREJO: O que podemos aprender com a NRF 2024

Confira os principais destaques da maior feira de varejo do mundo

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NRF, National Retail Federation, é a maior feira de varejo do mundo
NRF, National Retail Federation, é a maior feira de varejo do mundo
 

Em 2024, a NRF, maior feira de varejo do mundo, trouxe debates relevantes acerca do setor varejista e de seu futuro, a fim de influenciar as perspectivas dos profissionais da área e auxiliá-los com a gestão de seus negócios. O evento aconteceu em Nova York, entre os dias 13 e 16 de janeiro. Veja o que foi destaque:  


O varejo precisa se transformar 

A pandemia acabou, mas o mundo agora vivencia uma série de importantes mudanças climáticas, além da inflação. Diante disso, os palestrantes da NRF defendem que o varejo precisa manter a resiliência frente às pressões econômicas e não pode seguir fazendo a mesma coisa de sempre, só porque funciona é preciso se transformar e olhar para o futuro.  


Obsessão pelo consumidor

Michelle Gass, presidente da Levi & Strauss Co, ressaltou que a obsessão pelo consumidor é essencial para essa transformação do varejo. Segundo ela, mais do que um objetivo, a obsessão deve estar na prática das empresas. Para isso, é importante priorizar a inovação a fim de descobrir novos produtos e serviços antes dos consumidores se darem conta de que os precisam. 

 

Retail media é tendência 

Retail media é a oportunidade de veicular anúncios de marcas em espaços de mídia disponibilizados nos canais de venda de varejistas. Essa possibilidade é uma forma de transformar varejistas em veículos de comunicação, aumentando a renda ao ir além da venda e compra de produtos. A retail media é estratégica, pois seu investimento é direcionado pela verdadeira jornada de interesse do consumidor. Da internet aos supermercados, o varejo tem virado mídia, e o Brasil tem tudo para se tornar uma potência nesse novo formato. 

 

O poder da inteligência artificial 

Nada de algo para o futuro. A inteligência artificial (IA) já é uma realidade no varejo e está sendo usada para gerar experiência e ganhar eficiência financeira. Com a IA, está sendo possível passar de um varejo omnichannel para um adaptativo, que cruza com o consumidor em seu ponto de conveniência para conseguir o que deseja da melhor forma. Mas, para Christian Beckner, vice-presidente de tecnologia e cibersegurança de varejo da NRF, é importante deixar claro para o consumidor o valor que a IA está agregando ao negócio. 

 

Como transformar cliente em fã 

Em um dos painéis da NRF, o setor varejista pôde se inspirar no segmento de esportes, mestre em transformar sentimento em bons negócios e clientes em fãs. Contar com mulheres em posição de liderança e manter o patrocínio de atletas de várias modalidades são algumas das estratégias usadas para dar poder aos esportistas e mostrar que eles são capazes de alcançar seus objetivos. Estar do lado do consumidor e apoiá-lo em sua jornada é uma excelente forma de evidenciar que realmente se importa com seus desejos e necessidades. 

 

Para ser produtivo é preciso valorizar a saúde mental 

Arianna Huffington, fundadora da consultoria de bem-estar Thrive Global, compartilhou a história de quando passou por uma crise de burnout para alertar sobre o estresse cumulativo. De acordo com ela, as pessoas são mais criativas e produtivas quando estão mentalmente recarregadas. Valorizar "dias sagrados" o aniversário de um filho, por exemplo , gerenciar o tempo e limitar o número de reuniões são algumas coisas que podem ser feitas para manter a saúde mental em dia e, assim, garantir que o produto entregue ao consumidor continue tendo a melhor qualidade possível. 

 

Como vencer uma crise econômica global 

Segundo a Organização das Nações Unidas, a expectativa é de que a economia mundial cresça 2,5% em 2024, índice considerado como recessão global, apesar de alguns especialistas apontarem o dado apenas como um crescimento lento e não uma crise de fato. De qualquer modo, há preocupação em relação ao crescimento da desigualdade, à divergência entre regiões importantes e à necessidade de garantir segurança alimentar e proteções social e climática. Contudo, programas de assistência governamental colaboram para que os consumidores mantenham o nível de gastos. Além disso, investir em preços justos e produtos e serviços que ofereçam contentamento é uma forma de manter o cliente interessado na marca. 

 

Principais recomendações para o varejo 

Os consumidores estão cada vez mais conscientes de suas escolhas de compras e estão sendo impactados pelo varejo em ainda mais opções de mídia. Por isso, é importante ficar de olho em estratégias como personalizar experiências, apostar em vídeos virais e mídia de performance, explorar recursos de retail media e oferecer oportunidades para economizar dinheiro e reduzir gastos. 

 

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