Conquiste o consumidor com essas 7 dicas

Conforto e benefícios são diferenciais que o cliente espera no Dia do Consumidor

| EPTV -

Comemora-se, no dia 15 de março, o Dia do Consumidor. A data, conhecida como "Black Friday do primeiro semestre" tem ganhado cada vez mais importância para o varejo e para o mercado B2C, sendo uma ótima oportunidade para atrair e fidelizar clientes. Pensando nisso, o BREAK separou algumas dicas que vão ajudar o seu negócio a se destacar entre os concorrentes. 

O Dia do Consumidor de "dia" não tem nada. A data é tão vantajosa para as marcas, que as comemorações passaram a ser realizadas durante uma semana inteira a Semana do Consumidor. Em 2021, o faturamento total do varejo online durante a época foi de R$ 6,3 bilhões, segundo relatório da AlliN, plataforma brasileira de marketing digital. Só no Dia do Consumidor as lojas virtuais alcançaram R$ 592 milhões em vendas, cerca de 10% do total da primeira quinzena do mês de março. 

Compreenda o comportamento do consumidor 

Entender o público-alvo do seu negócio é imprescindível para desenvolver as estratégias de forma certeira e atrair clientes para a marca. Quais as preferências do seu consumidor? O que o levou a procurar pelo seu produto? Estude, analise informações e tenha empatia pelo seu público. 

Invista em comunicação 

Quem não se posiciona, não é visto. Uma comunicação bem-feita traz visibilidade à marca, proximidade com seu público e transmite os verdadeiros valores de uma empresa. Para o Dia do Consumidor, mostre ao seu cliente que o seu negócio fará diferença na vida dele. 

Aposte no e-commerce 

A possibilidade de realizar compras sem precisar sair de casa é um conforto que o consumidor não abrirá mão. As lojas virtuais são, também, uma ótima oportunidade para atrair clientes de regiões mais distantes. Mas, para conquistar a confiança do consumidor, atente-se para a usabilidade e para o atendimento do seu espaço online. 

Crie promoções vantajosas 

No Dia do Consumidor, não é qualquer desconto que chamará a atenção do cliente. Tenha em mente que empresas concorrentes também abaixarão seus preços e que diferentes tipos de clientes procuram por diferentes tipos de ofertas. 

Ofereça benefícios 

Assim como acontece com as promoções, o consumidor optará pela marca que lhe oferecer os melhores benefícios. Fretes grátis, cashback, brindes e cupons são opções que atraem o público. 

Soluções omnichannel e e-mail marketing 

Canais de venda integrados são fundamentais para o consumidor atual, que utiliza vários canais em sua jornada de compra. Padronize o atendimento e possibilite a escolha por formato de pagamento e de entrega. A comunicação via e-mail é outra forma de valorizar o cliente ao enviar, por exemplo, promoções especiais. 

Foque na experiência do consumidor 

As ofertas serão importantes para conquistar o cliente, mas é a experiência que definirá se ele voltará a comprar da marca. Preste atenção na eficiência, na praticidade, na empatia e no respeito em todos os canais. A fidelização do cliente não depende apenas do pós-venda, mas começa antes da decisão pela compra. 

Para ficar por dentro de tendências e compreender melhor o comportamento do consumidor, acesse nossas reportagens: 

Você sabe qual a importância da fidelização de clientes para o seu negócio? 

A evolução que falta para a sua marca 

Varejo: o que esperar da Páscoa em 2022?