A cidade on Ribeirão, Acervo EP e Unaerp estreiam projeto sobre os 120 anos do A Cidade

A parceria de "Vivência Profissional" tem como objetivo integrar alunos do curso de Jornalismo à produção de conteúdos multimídia

| Empresas Pioneiras -

Professores, alunos e profissionais do portal acidade on na inauguração do projeto de
Professores, alunos e profissionais do portal acidade on na inauguração do projeto de "Vivência Profissional", em 6 de agosto, sobre os 120 anos do A Cidade - Crédito: Larissa Gonzalez
 

Na próxima segunda-feira (6), o acidade on Ribeirão Preto, o Acervo EP e a Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto) estreiam o projeto comemorativo pelos 120 anos do A Cidade. A parceria de "Vivência Profissional" tem como objetivo integrar alunos do curso de Jornalismo à produção de conteúdos multimídia sobre momentos marcantes da história de Ribeirão Preto. 


Ao todo, 33 alunos e quatro professores fazem parte do projeto integrador, além de jornalistas e outros profissionais do Grupo EP. As pautas são relacionadas à história da indústria, da saúde, do esporte, dos edifícios históricos, do agro, de casos policiais emblemáticos, da cultura e outras curiosidades de Ribeirão Preto.  


Para a gerente de Inteligência & Performance e Mídias Digitais da EPTV, Larissa Gonzalez, essa é uma oportunidade de fortalecer o legado do jornal, resgatando momentos do passado para construir o futuro. 


"Acaba de nascer um projeto especial que levará os alunos da Universidade a uma verdadeira viagem no tempo, explorando o rico acervo do jornal A Cidade, de Ribeirão Preto, um patrimônio preservado com muito cuidado pela equipe de acervo do Grupo EP", afirma.  


Ao longo do semestre, a turma estará acompanhada da professora de Conteúdos Jornalísticos para Mídias Digitais, Elivanete Barbi; da professora de Vídeo Mobile, Flávia Martelli; do professor de Ferramentas para Produção de Conteúdo em Mídias Digitais, Guilherme Pires; e do professor de Fotografia Mobile, Jefferson Barcellos.  


Abertura do projeto  


O primeiro contato entre os profissionais do Grupo EP e os alunos ocorreu em 6 de agosto. No evento, o editor do acidade on Ribeirão Preto, Leonardo Santos, apresentou os detalhes do projeto à turma. 


Na ocasião, o professor e coordenador do curso, Gil Santiago, destacou que o projeto é importante para ajudar na formação dos alunos, que foram convidados a fazer uma imersão na rotina de um jornalismo digital e produção de conteúdo para diversas plataformas.  


"Uma experiência que contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades exigidas pelo mercado do futuro profissional. Além de abrir o acesso ao acervo histórico do jornal A Cidade, permitindo aos nossos estudantes conhecer fatos que marcaram Ribeirão Preto e região, fortalecendo a formação acadêmica e cultural". 


A coordenadora do Acervo EP, Mônica Barbosa, explica que conectar os estudantes ao acervo centenário do jornal abre portas para a pesquisa de uma fonte primária singular. "O material preservado reúne registros valiosos sobre fatos que atravessaram gerações, constituindo um patrimônio documental único que, distantes do tempo em que foram produzidos, revelam pistas valiosas sobre a estrutura e comportamento social de outras épocas".  


Projeto Multimídia  


A turma de jornalismo tem trabalhado em conteúdo noticioso em formato textual, fotográfico e audiovisual para as redes sociais. 


Os alunos têm acompanhamento profissional da redação do acidade on e têm a oportunidade de conhecer e pesquisar exemplares originais do centenário A Cidade, que está preservado no Acervo EP.  


"Ao analisar o passado por meio desses registros, os alunos ampliam sua capacidade crítica, fortalecem o vínculo com a história local e contribuem para a valorização e preservação da memória coletiva", explica Mônica.  


120 anos do A Cidade   


Fundado em 1904, o jornal A Cidade fez a primeira publicação em 1905. O impresso marcou a história da comunicação de Ribeirão Preto e cobriu os principais acontecimentos regionais, nacionais e mundiais. 


O formato físico deixou de circular em 2018, quando migrou para o formato digital multimídia, com o acidade on. Atualmente, faz parte do Grupo EP e está presente também em Campinas, Araraquara, São Carlos e Piracicaba. 


"Os estudantes irão recriar narrativas que dialogam com seu universo digital, mas sem perder de vista as raízes. É a história contada com novos códigos e formatos, mas de mãos dadas com o legado", destaca Larissa.  


Fale com nosso time comercial e garanta seu espaço na vitrine do interior de São Paulo e do sul de Minas Gerais:
https://www.negociosep.com.br/contato/ 


Continue no Break:

Com corrida de 5 km, caminhada e corrida kids, primeiro dia da 40ª Corrida Integração reúne mais de 7 mil participantes
Campanhas de vídeo aproximam marcas do público e potencializam resultados