Grupo EP realiza Fórum Diálogos na Educação 2025
O evento aconteceu em Piracicaba (SP) e foi idealizado para promover o diálogo, a troca de experiências e a disseminação de boas práticas

O Fórum Diálogos na Educação, promovido pelo Grupo EP, aconteceu nesta quinta-feira (22), em Piracicaba, com a participação da escritora e palestrante Elisama Santos. A iniciativa é do Instituto EP, que desde 2002 desenvolve projetos educacionais em parceria com a rede pública, organizações da sociedade civil e voluntários.
O evento foi idealizado para promover o diálogo, a troca de experiências e a disseminação de boas práticas. A abertura da edição deste ano ficou por conta da repórter e apresentadora da EPTV Campinas, Helen Sacconi, que também mediou a mesa-redonda. A palestra de abertura foi conduzida por Elisama Santos, psicanalista e apresentadora do programa SAC das Emoções, no canal GNT, e do videocast "Tá com tempo?".
Renata Coutinho Nogueira, conselheira do Instituto EP, explica como foi a definição do tema deste ano: humanizar para se entender. "Hoje estivemos aqui para falar sobre humanidade, sobre pessoas, para falar sobre o ser, o ser antes de muitas coisas. O ser antes da tecnologia, do clima, antes de qualquer outra coisa que a gente possa colocar. Que nós, com criatividade, com leveza e até com os próprios desafios, possamos conduzir tudo isso em direção à humanidade. Para que a gente olhe e entenda que está tudo bem fazer o que for possível, no momento em que for possível, e que, com isso, a gente construa pontes."
O participantes da mesa redonda foram Danila Di Pietro Zambianco é mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e possui especializações em Gestão Escolar, Relações Interpessoais na Escola e a Construção da Autonomia Moral, além de atuar na formação de docentes para o Ensino Superior; Kaká Werá, escritor e educador pertencente ao povo Tapuia, desenvolve trabalhos voltados à valorização e à promoção dos saberes tradicionais dos povos originários; Andreia dos Santos de Jesus é professora com especialização em Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado, também pela Unicamp; e Cláudio Thebas é educador, escritor, palhaço e idealizador de iniciativas que promovem a conexão humana e a transformação social por meio da educação e da arte.

A transmissão ao vivo pelo YouTube contou com audiodescrição feita por Bell Machado, que realizou intervenções pontuais ao longo do evento para descrever as imagens, garantindo acessibilidade com a hashtag #ParaTodosVerem. Além da audiodescrição, o g1 também disponibilizou intérprete de Libras durante toda a transmissão.
Concurso Cultural
O projeto Libras em Sala de Aula, da professora Michelle Gonçalves Dinamarco, é o grande vencedor do concurso cultural deste ano. Michelle é professora da EMEF Professora Elisa Duboc Garcia, em Ribeirão Preto, e decidiu ensinar Libras, a Língua Brasileira de Sinais, para alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental.
A iniciativa surgiu do desejo de acolher uma aluna surda de forma humanizada. Após 12 meses de aprendizado, os colegas da aluna passaram a se comunicar em Libras sem a necessidade de um intérprete.
Confira como foi o evento ao vivo: Fórum Diálogos na Educação
Continue no Break:
A influência da publicidade na jornada do jovem rumo ao ensino superior