APAS SHOW 2025: o palco principal do setor varejista

O maior evento de alimentos e bebidas das Américas aconteceu entre os dias 12 e 15 de maio e conectou inovação, negócios e tendências que transformam o setor

| Empresas Pioneiras -

Mais que um evento, a APAS SHOW é um universo de conexões e oportunidades para o setor varejista - Crédito: Divulgação
Mais que um evento, a APAS SHOW é um universo de conexões e oportunidades para o setor varejista - Crédito: Divulgação
 

A 39ª edição da APAS SHOW, promovida pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), aconteceu entre os dias 12 e 15 de maio de 2025, em São Paulo (SP). Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e também o maior festival supermercadista do mundo, a APAS SHOW aconteceu durante quatro dias com o propósito de apresentar tendências e fechar negócios. 

 

O evento se consolida como uma vitrine global para o setor, sendo possível encontrar, em um só lugar, tudo o que é relevante para a cadeia supermercadista, como: alimentos, bebidas, tecnologia, equipamentos, infraestrutura, finanças, inovação e logística. Mais do que um evento, a APAS SHOW é um universo de oportunidades, um lugar que conecta as maiores empresas do setor, tanto nacional quanto internacional, permitindo explorar novidades, fechar parcerias estratégicas e compartilhar conhecimento. 

 

Com o tema "Update-se: Um novo líder para um novo varejo", os participantes acessaram as principais tendências e inovações que estão moldando o mercado na edição deste ano. O público teve contato direto com expositores, tecnologias estratégicas e palestras com grandes nomes do setor.   

 

O tema da edição de 2025 foi
O tema da edição de 2025 foi "Update-se: Um novo líder para um novo varejo" - Crédito: Divulgação

Insights 2025:

 

-Experiências interativas nos estandes 

 

O evento reuniu mais de 900 expositores nacionais e internacionais, que promoveram diversas atrações para chamar a atenção dos clientes e destacar seus produtos. 

 

Uma das atrações foi a Roleta, uma dinâmica simples onde o participante girava a roleta e, dependendo de onde o ponteiro parava, oferecia ao público a chance de receber prêmios e até mesmo descontos. O Plinko, conhecido no Brasil como 'jogo da bolinha', foi outra atração utilizada por diversas marcas. Uma dinâmica simples e baseada na sorte e que atraiu a curiosidade do público. Outro grande destaque foram os painéis interativos, que proporcionaram uma experiência imersiva aos visitantes, permitindo que eles interagissem com as marcas de maneira envolvente. Além disso, diversas empresas investiram em espaços instagramáveis, ambientes especialmente projetados com cenários criativos e visualmente atraentes, pensados para incentivar os visitantes a registrar fotos e compartilhar nas redes sociais, ampliando a visibilidade das marcas.  

 

-Responsabilidade social e sustentabilidade 

 

Na edição de 2025, a APAS Show incluiu o evento de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, com o tema "Liderança e Protagonismo: Novas atitudes, velhos valores", que reuniu cerca de 800 convidados e reforçou o compromisso do setor com práticas éticas, conscientes e socialmente responsáveis. 

 

Durante a abertura foi apresentado o Manifesto APAS Show e o vídeo institucional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, que ressaltaram o papel da APAS como agente mobilizador de boas práticas no setor, com ênfase em sustentabilidade, cidadania e o impacto positivo na sociedade. Na área da sustentabilidade, a APAS apresentou um panorama de suas principais ações e parcerias. Pelo terceiro ano consecutivo, alcançou a meta de Aterro Zero durante o evento, em colaboração com o Instituto Center Norte e o Expo Center Norte.    

 

Como parte do programa de combate à insegurança alimentar e ao desperdício de alimentos, a APAS promoveu uma ação de arrecadação que contou com o envolvimento técnico de empresas expositoras e o apoio de cerca de 350 voluntários das instituições parceiras: Amigos do Bem, Associação Prato Cheio e Programa Sesc Mesa Brasil. A iniciativa fortaleceu a rede de solidariedade da entidade e ampliou seu impacto social. 

 

-Foco no consumidor    

 

Na APAS Show 2025, o foco no consumidor foi um dos grandes destaques, refletindo a transformação do varejo diante de um público que está cada vez mais exigente, digitalizado e consciente. As discussões e inovações apresentadas, reforçaram a importância da personalização da jornada de compra, com integração entre canais físicos e digitais. Marcas com propósito, práticas sustentáveis e transparência sobre a origem dos produtos ganharam protagonismo, assim como soluções tecnológicas voltadas ao autoatendimento e ao social commerce. 

 

-Inteligência Artificial no setor 

 

O uso da inteligência artificial (IA) no setor varejista foi um assunto comentado durante o evento, visto que ela pode auxiliar nos ajustes de estoques, recomendar produtos, e até mesmo aumentar a eficiência operacional e melhorar a experiência do consumidor.   

 

Desde 1984, a APAS SHOW continua fortalecendo conexões entre consumidores, varejistas e fornecedores, consolidando-se como um evento indispensável para o setor e uma oportunidade única para quem deseja estar à frente do mercado. 

 


Entre em contato com a nossa equipe comercial: 

 

https://www.negociosep.com.br/contato/ 

 

Continue no Break: 

 

Grupo EP marca presença no Web Summit Rio 2025  

S.O.S Mudanças Climáticas: conheça o novo projeto multimídia do acidade on e PUC-Campinas