Grupo EP marca presença no Web Summit Rio 2025

Rio se transforma em palco para ideias inovadoras e transformadoras durante maior encontro de tecnologia e futuro da América Latina, e a gerente de inteligência de mercado e mídias digitais do Grupo EP, Larissa Gonzalez marca presença

| Empresas Pioneiras -

Larissa Gonzalez, gerente de inteligência de mercado e mídias digitais da EPTV no Web Summit Rio - Crédito: Divulgação

Larissa Gonzalez, gerente de inteligência de mercado e mídias digitais da EPTV no Web Summit Rio - Crédito: Divulgação

 

O Grupo EP esteve presente no Web Summit Rio 2025, um dos maiores eventos focado em tecnologia e inovação. O evento aconteceu entre os dias 27 e 30 de abril, no Rio de Janeiro (RJ) e reuniu mais de 34.000 pessoas e quase 1.400 startups. O Web Summit Rio é o local onde a comunidade global de tecnologia se reúne para se conectar e aprender. Larissa Gonzalez, gerente de inteligência de mercado e mídias digitais do Grupo EP, esteve presente em mais uma edição do Web Summit. 

 

Larissa Gonzalez esteve presente no Web Summit Rio 2025, um dos maiores eventos focado em tecnologia e inovação, representando o Grupo EP - Crédito: Divulgação
Larissa Gonzalez esteve presente no Web Summit Rio 2025, um dos maiores eventos focado em tecnologia e inovação, representando o Grupo EP - Crédito: Divulgação

 

Entre os destaques do Web Summit Rio, uma das discussões foi sobre os próximos capítulos da TV aberta no Brasil. Em um cenário dominado por plataformas móveis, redes sociais e serviços de streaming disputando nossa atenção, o cenário da comunicação nunca esteve tão competitivo. Diante disso, surge a pergunta: qual é o espaço da TV tradicional nesse novo jogo? E mais importante, qual caminho ela precisa trilhar para continuar relevante? 

 

Larissa Gonzalez destaca: "Foi sobre essa pergunta que gerou uma das conversas mais provocadoras que acompanhei no Web Summit Rio: "The fight for eyeballs: whats next for broadcasting?", com Amauri Soares, Diretor dos Estúdios Globo, da TV Globo e de Relações com Afiliadas, em um bate-papo com Daniel Catalão, da RTP (Portugal)".
 

Amauri Soares, Diretor dos Estúdios Globo, da TV Globo e de Relações com Afiliadas, em um bate-papo com Daniel Catalão, da RTP (Portugal) - Crédito: Divulgação
Amauri Soares, Diretor dos Estúdios Globo, da TV Globo e de Relações com Afiliadas, em um bate-papo com Daniel Catalão, da RTP (Portugal) - Crédito: Divulgação
  

Confira os tópicos que Larissa destaca: 

 

- TV 3.0 

 

Entre os muitos insights que surgiram, um destaque foi para a chegada da TV 3.0, que passou a ser chamada de Digital Television+ (DTV+). A DTV+ é a próxima geração da televisão aberta no Brasil, que traz avanços tecnológicos significativos para transformar a experiência do telespectador. Ela combina qualidade de imagem e som com interatividade, como comentar e reagir em tempo real com quem está longe, personalização e publicidade segmentada por região, perfil demográfico, gênero e identidade, aproximando a TV tradicional do que hoje se encontra em plataformas digitais e de streaming. 

 

- Como fazer o streaming crescer sem enfraquecer e tirar público da TV aberta 

 

Esse é o desafio de muitos grupos de mídia que estão presentes nas duas plataformas. O objetivo é aproveitar o potencial do digital sem perder audiência e relevância na TV tradicional, e a solução está em integrar as plataformas de forma complementar, aproveitando o apelo emocional da TV tradicional enquanto se explora a personalização oferecida pelo digital. Em vez de competir, TV e streaming devem coexistir, com conteúdos pensados para dialogar entre si. Assim, é possível ampliar o alcance, manter a relevância da TV e conquistar novas audiências no digital, equilibrando também os desafios de audiência e monetização. 

 

Em meio a tanta transformação, a TV aberta segue apostando na força das narrativas capazes de emocionar e reunir diferentes públicos. 

 

- Redes sociais, engajamento e o desafio de medir audiência 

 

Outro tema forte abordado na conversa foi o impacto das redes sociais na relação entre os veículos de comunicação e o público. Amauri destacou que, mesmo com a multiplicidade de plataformas, a TV Globo continua sendo a principal fonte de conteúdos que mobilizam as conversas no Brasil, sejam nos bastidores das novelas, nas transmissões esportivas ou nos reality shows como o Big Brother Brasil. 

 

- O conteúdo brasileiro como ponte para o mundo 

 

Amauri destacou o papel da Globo como uma das maiores exportadoras de conteúdo audiovisual do mundo. Contando histórias brasileiras que emocionam o público e as audiências internacionais. 

 

"É um desafio muito grande, porque a competição é cada vez maior, mas isso nos mobiliza muito: criar histórias brasileiras que continuem emocionando os angolanos, os portugueses, mas também os uruguaios, os russos, os turcos, como a gente tem feito há 60 anos". 

 

Essa capacidade de exportar narrativas nacionais cumpre não só um papel comercial, mas também cultural, aproximando outros países da realidade, da cultura e das emoções brasileiras. 

 

- Jogo de janelas: estratégia para múltiplas plataformas 

 

Para evitar que diferentes plataformas da Globo disputem audiência entre si, o grupo adota o "jogo de janelas": uma estratégia que consiste em mapear cuidadosamente o ciclo de vida de cada conteúdo e definindo em qual canal cada conteúdo deve estrear e como ele pode circular depois. 

 

Algumas produções são pensadas para serem exclusivas do Globoplay, enquanto outras ganham espaço em diferentes canais pagos ou chegam, no tempo certo, à TV aberta. 

 

Essa abordagem permite que o grupo potencialize ao máximo o alcance de suas produções, sem diluir o valor de nenhuma das janelas e, ao mesmo tempo, oferece ao público diferentes formas de acesso ao mesmo conteúdo, em tempos e formatos distintos, sem gerar competição interna.  

  


Entre em contato com a nossa equipe comercial: 

 

https://www.negociosep.com.br/contato/ 

  


Continue no Break: 

 

Gamificação como estratégia inovadora no marketing 

 

Marketing B2B: confira as principais estratégias para destacar a sua marca