NRF e CES: o que as maiores feiras de varejo e tecnologia apontam de tendências para 2025
Confira Insights trazidos pelos dois eventos globais realizados nos Estados Unidos que direcionarão o mercado este ano

Nos últimos dias, Nova York e Las Vegas receberam dois dos maiores eventos do mundo: a NRF Retails Big Show, maior evento do setor varejista, e a CES, maior feira tecnológica do planeta. Após dias de imersão completa, com palestras de nomes importantes do mercado na NRF, como os CEO da Amazon, Sephora e Walmart, e apresentações de novidades das principais empresas do mundo, como LOreal, NVidia e LG, na CES, milhares de insights sobre as novas tendências surgiram e determinarão o ano de 2025. Confira a seguir os principais:
Inteligência Artificial e automação
Falar da Inteligência Artificial como inovação em qualquer setor já é quase uma obviedade. Nos dois eventos a tecnologia foi o principal ponto de discussão. Na NRF, a IA foi apontada como uma estratégia eficaz para o aumento da produtividade, com a introdução da robótica e da automação em centros de distribuição, e a personalização para uma boa experiência do cliente, com ferramentas cada vez mais precisas de rastreio e sugestões personalizadas. Já na CES, foram apresentadas demonstrações claras de como a tecnologia tem sido aplicada por grandes empresas e gerado resultados impressionantes. A NVidia, por exemplo, apresentou o seu novo chip "XDrive", que promete um salto na eficiência de carros autônomos. Entretanto, um ponto que ficou evidente em ambos os eventos foi a necessidade da integração e planejamento para a aplicação da Inteligência Artificial de forma segura e benéfica.
Sustentabilidade
A sustentabilidade foi outro tema muito abordado nas duas feiras. A preservação dos recursos naturais, com a produção de produtos mais duradouros e sustentáveis, o estímulo ao consumo consciente e a ética envolvendo o uso da Inteligência Artificial foram apontados como tendências do ano pela consultoria Worth Global Style Network (WGSN) na NRF. Já na CES, diversas novidades tecnológicas sustentáveis foram apresentadas, como a Samsung, que lançou um protótipo de televisão que utiliza energia solar para funcionar.
Presença das novas gerações
A presença das novas gerações tem redefinido a economia, como apontado na NRF e visto na CES. A necessidade da personalização, do engajamento digital e da autenticidade trazida pelas gerações Z e Alpha, têm sido as grandes impulsionadoras para todas as tendências tecnológicas e econômicas. Os algoritmos passam a assumir um papel fundamental na recomendação de itens específicos, assim como a personalização das etapas de consumo e as facilidades de compra.
Omnichannel e experiência do cliente
A integração dos canais de conexão segue sendo um destaque tanto no mundo das vendas quanto no mundo tecnológico. Na CES, diversas tecnologias de integração multicanal e individualização foram apresentadas, como sistemas de personalização de direção, que sincronizam smartphones com preferências musicais, rotas de GPS e outras ferramentas à carros. Já na NRF, a integração dos meios de comunicação com o cliente, assim como a promoção de uma experiência imersiva, foram destacados como pontos fundamentais para a garantia de uma experiência fluida e
positiva ao consumidor. Os principais canais de venda para 2025 destacados no evento foram:
- Retail Media: anúncios patrocinados em sites varejistas
- Marketplace: vendas em mercados virtuais, como Mercado Livre e Amazon
- Live Shopping: vendas em transmissões ao vivo
- Lojas físicas: vendas que promovem experiências imersivas para o consumidor
- Social commerce: uso das redes sociais para impulsionar produtos e promover marcas
Entretenimento no cenário global
Na CES, o entretenimento voltou a ganhar espaço, depois de alguns anos ofuscado por tecnologias de outras naturezas. A TCL apresentou uma tela de 163 polegadas, enquanto a LG trouxe as suas telas transparentes à feira. Além disso, o infotenimento marcou um espaço importante no setor automotivo através de sistemas personalizados de integração que permitem a distração dos ocupantes do veículo durante o trajeto em carros autônomos. Já na NRF, a tendência ficou em evidência em discussões sobre a importância da promoção de experiências que entretenham o cliente e criem vínculos emocionais entre ele e a marca.
Mercado de saúde e healthcare
Outro insight interessante percebido em ambas as feiras foi o crescimento do setor de saúde, com destaque para produtos voltados à longevidade e medicina preventiva. Com um público cada vez mais preocupado com a saúde e interessado em investir em tecnologias associadas, vender produtos de healthcare é uma grande tendência para o setor varejista em 2025. Na CES, diversos produtos voltados aos cuidados com a saúde foram apresentados, como uma luva capaz de estabilizar os tremores do mal de Parkinson, um implante cerebral para auxiliar pacientes com problemas na medula espinhal a recuperarem a mobilidade e um bastão que reúne monitoramentos de temperatura, oxigenação e frequência cardíaca.
Continue acompanhando o BREAK para ficar ligado das principais tendências e novidades do mercado:
Multicanalidade na publicidade: a influência da diversificação dos canais de comunicação no resultados das campanhas
Quais as expectativas da economia para 2025?