Espírito Natalino em Alta: o que vai guiar as festas neste ano
Explore as principais expectativas que irão moldar as celebrações de Natal deste ano, em um cenário repleto de oportunidades
O Natal está tão próximo que já é possível sentir o gosto da ceia e o ânimo de encontrar a família. Cerca de 77,9% da população brasileira comemorou o Natal no ano passado, e, neste ano, as expectativas aumentam, com cerca de 82,6% planejando comemorar esse ano. Com o crescimento de pessoas comemorando, o varejo expande suas chances de chamar atenção do grande público.
Como dezembro está chegando e os números só se intensificam, vamos ver quais são as expectativas para esse ano e garantir que sua marca tenha destaque.
Campanhas destaques do Natal 2023
Quando pensamos em Natal, algumas propagandas se destacam na nossa memória, e, a cada ano que se passa, a tendência à inovação nas campanhas só cresce. Selecionamos algumas campanhas de grandes marcas que, além de impulsionar vendas, criam laços com o cliente.
1 - A campanha Todos nós podemos ser Papai Noel, da Coca-Cola, é um exemplo magistral de como uma marca se destaca na temporada de festas. Com uma narrativa envolvente e uma mensagem inspiradora, centrada no compartilhamento e na generosidade, a Coca-Cola reafirma sua posição como referência nas campanhas natalinas.
Assista ao vídeo: Coca-Cola Todos nós podemos ser Papai Noel
2 - O Boticário vai além do convencional, adotando uma abordagem humanizada e tocante. Ao destacar valores universais de amor e presença, a marca reforça sua posição como mais do que uma empresa de cosméticos, sendo uma verdadeira parceira nas experiências emocionais de seus consumidores. Uma celebração genuína do espírito natalino.
Assista a emocionante campanha: Neste Natal, #SejaUmAmorPresente
3 - A Sadia foca nas relações e emoções em sua campanha de Natal, proporcionando uma experiência autêntica. Ao invés de simplesmente vender produtos, a marca se posiciona como facilitadora de momentos significativos, sendo uma presença calorosa nas celebrações natalinas. Uma abordagem envolvente e emocional que valoriza as verdadeiras essências das festividades.
Assista ao vídeo: O Melhor presente de Natal
Situação Financeira
De acordo com uma pesquisa realizada pela Globo, comparado com o ano passado, atualmente para 48% das pessoas, a situação se manteve igual ao ano passado, e, para 27%, a situação melhorou. Como sua grande maioria não sofreu mudanças, o mercado não deve sofrer grande impacto.
Expectativas com presentes
Com a situação financeira em dia, é preciso ver se o cliente tem interesse em comprar um presente e quanto está disposto a gastar. Em 2023, 88% da classe A comprou presentes, e, neste ano, 72% da população pretende comprar presentes, afirmando que compram tanto pelo online quanto pelo físico.
Dos entrevistados da pesquisa realizada pela Globo, 40% das classes A e B pretendem gastar de 500 até mais de 1.000 reais em presentes. Já na classe C, 35% pretendem gastar de 100 a 300 reais em presentes, e, por fim, as classes D e E, 25% pretendem gastar de 100 até 200 reais. Também 8 de cada 10 entrevistados compram os presentes 15 dias antes ou faltando um mês para o Natal.
Expectativas com ceia
Com a família reunida e os presentes debaixo da árvore, falta apenas a ceia para o Natal ficar completo. Neste ano, 83% das pessoas disseram que vão comprar os ingredientes para preparar a ceia, e apenas 8,4% pretendem pedir a ceia pronta.
Grande parte dos consumidores frequenta supermercados físicos, que são o principal canal de compras, seguidos pelos atacarejos, que ganham destaque pela oferta de economia em compras maiores. Compras online, via aplicativos ou sites, continuam ganhando relevância.
Segundo a pesquisa realizada pela Globo, as pretensões de gastos entre cada classe variam bem. As classes A e B pretendem gastar entre 501 e 1.000 reais na ceia. Já a classe C pretende gastar entre 201 e 300 reais. Para finalizar, as classes D e E optam por menos gastos, variando o preço de 101 até 200 reais para realizar a ceia.
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