Black Friday: tendências e mudanças no comportamento do consumidor
Confira dicas para driblar as diferenças no consumo do último ano para 2024
A Black Friday é um dos eventos mais importantes para o varejo. Tendo sua origem nos Estados Unidos, chegou ao Brasil apenas em 2010, causando um grande impacto no comércio nacional. Ela é um dos eventos que mais movimenta tanto o comércio físico quanto o online e a cada ano quebra recordes de venda e movimenta a economia.
Novembro já está batendo na porta, por isso é importante estudar e entender as mudanças no consumo do último ano para conseguir se planejar de forma certeira.
Situação financeira
De 2023 para 2024, de acordo com uma pesquisa realizada pela Globo, a situação financeira dos consumidores não sofreu grandes mudanças. Este ano, apenas 20% dos consumidores afirmam ter melhores condições financeiras, um número 2% menor do que no ano passado, e 37% dizem se manter igual. Não houve aumento nem diminuição de consumidores com piora das condições. Mesmo com as pequenas diferenças de um período para o outro, o mercado não deve sofrer com a mudança.
Expectativas de compras
Mas, quando chega a Black Friday, a situação financeira do cliente não é a única que conta. Ele também precisa desejar comprar o produto. Segundo estudo da Globo, 39% dos consumidores pretendem comprar na Black Friday. Dos 40% que ainda não se decidiram pela compra no período, 91% faria uma compra não planejada, o que mostra que estão maleáveis às possíveis promoções.
Para convencer o cliente a optar por uma compra indesejada, é importante apostar em benefícios que atraiam os clientes: descontos acima de 50%, frete grátis, entrega rápida e pagamento flexível. Os clientes tendem a preferir descontos maiores, mesmo que não recaiam sobre o produto desejado, do que descontos menores, mas que se apliquem em toda a loja.
Relação com a publicidade
Um dos fatores que pode mudar o pensamento de compra, é a publicidade, que gera grandes retornos. A pesquisa feita pela Globo aponta quais os veículos que passam mais confiança para um cliente quando o assunto é Black Friday. Segundo ela, 72% dos clientes preferem a TV por assinatura, seguido pela televisão aberta (70%), demonstrando que a TV é a mídia que mais chama atenção nesse período. Logo atrás está a internet e as redes sociais, com 50% e 46% respectivamente.
67% dos consumidores afirmam que a televisão consegue passar as informações sobre os produtos de forma mais clara. Anúncios que explicam como usar determinado produto também agrada os clientes, visto que 7 a cada 10 pessoas gostam da ideia.
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