Das botas ao chapéu: EPTV realiza especial sobre Festa do Peão de Barretos

Confira a história dos símbolos sertanejos que formam um peão

| Empresas Pioneiras -

Monumento Jeromão, homenagem ao peão de boiadeiro em Barretos (SP)
Monumento Jeromão, homenagem ao peão de boiadeiro em Barretos (SP)
 

Após o fim de mais um Rodeio em Barretos, a EPTV realizou uma reportagem especial sobre a festa sertaneja mais famosa do interior de São Paulo, compartilhando curiosidades especiais sobre os elementos que formam um peão completo: chapéu, bota e fivela. Além disso, o especial abordou os instrumentos musicais sertanejos, como a viola. 

 

Marcelo Ferri, apresentador do especial, visitou a estátua de Jeromão, como foi carinhosamente apelidada pelos moradores, uma referência a Jerônimo Luiz Muzetti, presidente da festa quando a estátua foi erguida. Jeromão foi erguido logo na entreda do evento em homenagem ao Peão de Boiadeiro. 

 

Confira mais sobre a marca registrada de um peão: 

 

Chapéu

Elemento essencial em peões de Barretos, os chapéus são muito característicos. Carlos Eduardo Machado, antropólogo e cientista social, conta como os chapéus surgiram e chegaram ao Brasil. "O chapéu Western nasce em 1860 nos Estados Unidos, mas ele chega ao Brasil na década de 1950. Sua grande popularidade acontece na década de 80 e 90, quando as peças de rodeio e a música sertaneja começam a explodir no cenário nacional".   

 

Chapéu Western usado por peões em Barretos (SP)
Chapéu Western usado por peões em Barretos (SP)

As características do chapéu Western são suas abas curvadas para cima e seu design com a cabeça um pouco afundada. De acordo com Carlos Eduardo, seu design é de um desbravador. Atualmente, é possível encontrar variações de chapéu Western, tanto os clássicos de palha quanto outros feitos de outros materiais como feltro ou lã. 

 

Botas 

Tendo origem britânica, ela e o chapéu são a dupla essencial do peão. A entrevistada Roseana Sathler, coordenadora do curso de moda da PUC-Campinas, explica sua origem. "A história dessa bota é bem antiga, ela remete ao século XIX com o Duque de Wellington. Ele resolveu cortar as botas que tinha um cano bem mais alto para fazer uma mais curta, para cavalgada. Esse estilo de bota acabou sendo usado na Guerra Civil americana, mas quando os soldados voltaram para casa, continuaram usando as botas, mesmo depois da guerra".   

Botas clássicas usadas por peões em Barretos (SP)
Botas clássicas usadas por peões em Barretos (SP)
 

Apesar de hoje a bota ser um item recorrente na moda, para os peões ela ainda carrega funcionalidades que ajudam no dia a dia, como é o caso da montaria, já que as botas têm um solado liso, facilitando a entrada no estribo. As botas também contam com saltos atrás para deixar os pés inclinados, ajudando os peões. 

 

Quer saber mais sobre os peões de Barretos? Assista ao Especial de Barretos 2024 feito pela EPTV. 

 

Veja também sobre a EPTV: 

Grupo EP realiza a maior cobertura eleitoral multiplataforma de sua história

Unicamp, g1 e EPTV realizam fórum de combate à desinformação nas eleições; saiba como participar