Comunicação eficaz: estratégias que estão transformando o mercado automotivo brasileiro

Profissionais do setor automotivo compartilham dicas para fidelizar clientes

| Empresas Pioneiras -

Profissionais do setor automotivo compartilham estatégias para transformar o mercado automotivo brasileiro
Profissionais do setor automotivo compartilham estatégias para transformar o mercado automotivo brasileiro
 

Quando se pensa no mundo automotivo, é difícil não lembrar de grandes comerciais. Para o mercado se manter atualizado e atrair seu público, os profissionais estão inovando nas estratégias. 

 

O mercado automotivo é o que mais tem investido em marketing de alguns anos para cá. De acordo com a ANFAVEA, a projeção de vendas neste ano aumentou de 6,1% para 10,9%, demonstrando o aumento da busca pelo próprio veículo. 

 

Divulgação automotiva 

Para que a divulgação aconteça de maneira natural, é preciso entender quais plataformas utilizar. André Passoni, diretor de Vendas do Grupo Via Mondo, de Varginha (MG), conta como vê os meios de divulgação. "Acredito que um meio de comunicação complementa o outro, as emissoras de rádios e televisões despertam o interesse do cliente que posteriormente usam a internet para ter mais informações sobre as campanhas".   

 

Além dos meios de comunicação, é necessário olhar para o dia-a-dia do negócio e encontrar novos meios de cativar os clientes. Lucas Pelicer, diretor Comercial da concessionária New Hyundai, em Ribeirão Preto (SP), ressalta que encontrou outra maneira de fidelizá-los. "Hoje eu vejo que o setor de pós-vendas tem grande fluxo de pessoas que, se você abordar oferecendo novas oportunidades, tem dado um resultado muito grande". 

 

Em relação à economia, mesmo com suas altas e baixas, André compartilha que é preciso estar sempre preparado para os possíveis cenários. "As montadoras de veículos se reinventam com novos lançamentos e novas tecnologias e nós, revendedores, reinventamos a forma de atender nossos clientes, conseguindo superar suas expectativas". 

 

Para Lucas, há meios para tentar manter a economia girando e o público engajado com a marca. "As montadoras têm criado condições de taxas melhores com entradas menores. O que antes era com 50 a 60% de entrada, agora estão facilitando com 30 a 20% e isso tem contribuído em relação ao poder de compra do público". 

 

Inovação no setor 

Mas o setor também busca por inovações para garantir a rotatividade no mercado. Para Lucas, a tecnologia é uma das ferramentas de inovação. "As montadoras já vêm lançando o sistema onde a própria multimídia do veículo do cliente vai ser impactado por propagandas por recalls. Então, a partir do momento que você ligar sua multimídia você já vai ser impactado por uma notícia, um evento ou uma promoção. Elas também estão trabalhando em um carro híbrido álcool e elétrico. Essas são algumas das promessas para o futuro". 

 

As montadoras têm cada dia mais desvendado novas tecnologias para ajudar o futuro do mercado. André conta quais são as maiores preocupações. "O setor automotivo tem se preocupado cada vez mais com a segurança dos seus clientes, com a questão da sustentabilidade e em como diminuir a emissão de poluentes. A diminuição no impacto climático tem sido um tema mundial e de grande parte da indústria. Acredito que o setor tem se movimentado para atender as expectativas".   

 

Profissionais do setor automotivo compartilham estatégias para transformar o mercado automotivo brasileiro

Case de sucesso 

André também relembra um case que considerou sucesso na indústria. "O HB20 é o maior case de sucesso dos últimos 12 anos no setor automotivo. A Hyundai trouxe junto do HB20 um design moderno, muita segurança e tecnologia para uma época na qual tínhamos montadores produzindo veículos básicos. O HB20 veio para mudar o conceito de veículos populares no país. Trouxe, ainda, status. Por estes motivos, ele ainda é um dos veículos mais vendidos de 2023 e 2024, após 12 anos de seu lançamento". 

 

Confira outros cases de sucesso na área do Grupo EP:

Javep Chevrolet aumenta vendas com investimento em rádio
Atri Fiat recebe Jovem Pan Ribeirão e ação multiplataforma aumenta vendas