Crossmedia: estratégia multiplataforma para envolver o público

Confira a importância do investimento na comunicação 360º e as oportunidades do Grupo EP

| Empresas Pioneiras -

Crossmedia é uma estratégia que distribui uma mesma narrativa por diferentes segmentos de mídia
Crossmedia é uma estratégia que distribui uma mesma narrativa por diferentes segmentos de mídia
 

Na era da convergência, empresas e consumidores estão passando por uma transformação significativa. Dispositivos como computadores, televisores e celulares estão se fundindo em aparelhos multifuncionais, redefinindo a interação com o mundo digital. Hoje, é comum assistir a séries no celular via aplicativos de streaming ou sintonizar canais de TV, enquanto a prática de realizar múltiplas tarefas simultaneamente se torna cada vez mais frequente. Novas tendências surgem para capturar a atenção dos usuários nesse espaço digital diversificado. 

 

Crossmedia é uma estratégia que distribui uma mesma narrativa por diferentes segmentos de mídia, como música, texto, vídeo e aplicativos, respeitando as características de cada plataforma. Por exemplo, técnicas de vendas podem ser abordadas tanto em blogs quanto em espaços em rádio, com a linguagem adaptada para cada meio. Conhecida também como marketing 360º, essa abordagem leva o consumidor de um ponto a outro, seja mudando de mídia ou entre canais, proporcionando uma experiência integrada e coesa. 

 

Confira case com campanha multiplataforma na íntegra: A fim de construir uma sociedade mais próspera, Sicredi investe em comunicação multiplataforma 

 

Como colocar em prática 

Para que a estratégia de crossmedia seja eficaz, não basta simplesmente replicar o mesmo conteúdo em diferentes mídias. É essencial incentivar o público a consumir e interagir com essas narrativas de forma complementar em cada plataforma. Portanto, é necessário:

- Definir um objetivo claro: Estabelecer o que se deseja alcançar com a estratégia;
- Planejar a implementação: Decidir como a estratégia será adotada e quais plataformas e mídias serão utilizadas;
- Considerar o público-alvo e persona: Investir nos segmentos de mídia que fazem sentido para o seu público específico, garantindo o sucesso da iniciativa;
- Assegurar o engajamento do consumidor: Manter o interesse do público, incentivando a interação contínua com os conteúdos ao longo da experiência. 

 

Benefícios 

- Alcance ampliado: Distribuir a mensagem em várias plataformas permite atingir um público mais amplo e diversificado;
- Maior engajamento: Consumidores podem interagir com o conteúdo de diferentes maneiras, aumentando o envolvimento;
- Consistência da marca: Garante que a mesma mensagem seja transmitida de forma coesa em todos os canais;
- Personalização: Facilita a adaptação do conteúdo às preferências e comportamentos dos usuários;
- Diversificação de formatos: Permite explorar diferentes formatos de mídia, como texto, vídeo e áudio, enriquecendo a experiência do usuário. 

 

Oportunidades do Grupo EP 

O Grupo EP possui a estratégia de crossmedia através de um formato de verticais na elaboração e divulgação de seus produtos, integrando diversos veículos como TV (EPTV), rádios (CBN, EP FM e Jovem Pan), portais de notícias (g1, ge, acidade on e Tudo EP), mídia exterior (EP Painéis) e eventos (OA Eventos). Essas verticais permitem focar em segmentos relevantes para o mercado, como gastronomia, agronegócio, inovação e tecnologia, ESG, games e esportes. 

 

O News Truck da CBN faz parte das oportunidades de crossmedia do Grupo EP
O News Truck da CBN faz parte das oportunidades de crossmedia do Grupo EP

A empresa oferece diversas oportunidades para que os clientes consigam acompanhar toda a jornada de seu público de maneira multiplataforma, garantindo uma experiência coesa e integrada em diferentes meios, como comerciais em formato Near Live, matérias patrocinadas, ações de conteúdo, patrocínio de página, boletins, gameficações, conteúdos nas redes sociais, ações com influencer do HUB do Grupo EP, e muito mais. 

 

Confira as verticais do Grupo EP: Verticais do Grupo EP: produção de conteúdo por quem entende do assunto



Fale com nosso time comercial e garanta seu espaço na vitrine do interior de São Paulo e do sul de Minas Gerais:

https://www.negociosep.com.br/contato/ 

 

Confira as soluções para mídia do Grupo EP: 

Coloque sua marca para jogo com oportunidades comerciais multiplataforma
Jornada do cliente: como o Grupo EP pode auxiliar nesta estratégia