Interurbano: TV Globo São Paulo e EPTV Campinas estreiam coprodução inédita nas tardes de sábado

Programa resgata memória afetiva e conexões entre São Paulo e Campinas nos dias 18 e 25 de maio e 01 de junho

| Empresas Pioneiras -

Cauê Fabiano e Edilaine Garcia são os apresentadores da coprodução inédita nas tardes de sábado

Cauê Fabiano e Edilaine Garcia são os apresentadores da coprodução inédita nas tardes de sábado

Em parceria inédita de coprodução não-jornalística, as emissoras TV Globo São Paulo e EPTV, afiliada à Globo no interior paulista e sul de Minas Gerais, estreiam o programa Interurbano, que será transmitido nas duas emissoras nas tardes de sábado de maio e junho. Apresentado em conjunto pelos repórteres Cauê Fabiano e Edilaine Garcia, o programa acompanha o fenômeno da interiorização ao abordar as conexões existentes entre as cidades de São Paulo (SP) e Campinas (SP), valorizando histórias afetivas, culturais e gastronômicas que aproximam as duas regiões. Interurbano vai ao ar para a região de São Paulo, na TV Globo São Paulo, nos dias 18 e 25 de maio, depois de Cheias de Charme, e nos dias 25 de maio e 01 de junho, após o programa Mais Caminhos, na EPTV Campinas, que abrange 49 municípios. 

 

Apesar de as duas emissoras possuírem um histórico de coprodução para episódios do Globo Repórter, essa é a primeira parceria na programação de entretenimento. Com duração de 40 minutos por episódio, Interurbano aproxima ainda mais os 92 quilômetros entre Campinas e São Paulo, provando que as duas cidades não estão conectadas apenas pela Rodovia dos Bandeirantes. Da mortadela às ferrovias, do café ao prato feito e do lazer ao trabalho, o programa evidencia os pontos em comum que mesclam os limites entre capital e interior. 

 

Em visita à Maria Fumaça de Campinas, Cauê Fabiano compara o papel da ferrovia entre a cidade e a capital
Em visita à Maria Fumaça de Campinas, Cauê Fabiano compara o papel da ferrovia entre a cidade e a capital

Segundo Richard Aguiar, diretor de Programação e Mídias Digitais do Grupo EP, o programa ressalta a força do regionalismo para o paulistano e o compromisso da emissora em também mostrar o hiperlocal da metrópole de Campinas. "Trata-se de um programa regional, mas também hiperlocal, pois estamos abordando assuntos e conceitos locais de cada metrópole. Por isso, os episódios serão transmitidos pela EPTV na região de Campinas, mas também estará disponível no Globoplay para as outras regiões. Foram meses de pesquisa e desenvolvimento do conteúdo, com o objetivo de buscar cada vez mais uma identificação do público".

 

A parceria entre TV Globo e EPTV na produção de Interurbano reforça o regionalismo e demonstra o movimento de interiorização e a tendência de grandes centros investirem no interior. De acordo com o IPC Maps, em 2023, a participação das capitais no mercado consumidor caiu de 29,07% para 27,95%, enquanto o interior foi responsável por 54,8% do consumo nacional.  

 

Para Max Oliveira, diretor de Programação da TV Globo São Paulo, investir em conteúdo regional é representar a sociedade. "Somos contadores de histórias, e temos ótimas que conectam as duas regiões. A partir daí, decidimos pela coprodução, marcando a 1ª iniciativa de conteúdo não-jornalístico entre a TV Globo SP e a EPTV. Dar visibilidade a temas e assuntos que são relevantes para a população sinaliza respeito às tradições, aos hábitos e costumes dessas regiões. As cidades de São Paulo e Campinas sempre foram conectadas pela história, e hoje vários setores são interdependentes. Para nós, faz muito sentido apresentar e ajudar a contar um pedacinho de cada uma dessas histórias", diz.

 

Fabiana Valle Teixeira, gerente de Entretenimento do Grupo EP, conta que o programa explora a memória afetiva das fontes entrevistadas e utiliza uma linguagem própria da dramaturgia. "Estamos trazendo essa força regional entre duas metrópoles tão próximas e que, apesar da dicotomia entre capital e interior, não são tão diferentes entre si. Usamos uma linguagem mais artística, parecida com a de uma novela, para de fato contar uma história". 

 

Edilaine Garcia vai ao Mercadão para conhecer o pão com mortadela, especialidade do local
Edilaine Garcia vai ao Mercadão para conhecer o pão com mortadela, especialidade do local

 

Interurbano
TV Globo São Paulo
Datas: 18 e 25 de maio (sábado)
Onde: TV Globo SP 


EPTV Campinas
Datas: 25 de maio e 01 de junho  

Onde: EPTV Campinas e também disponível pela Globoplay 

 

Confira outras matérias do BREAK: 

CBN Campinas participa da cobertura da MT, a maior feira de máquinas e equipamentos da América Latinaentos-da-america-latina.aspx

Mãe e comunicação 360 graus: Grupo EP lança projetos comerciais para o segundo Natal do varejo