Como se preparar para o futuro dos meios de comunicação?

Raymundo Barros, diretor de tecnologia da Globo, acredita que a tecnologia é parte essencial desse processo

| Empresas Pioneiras -

Raymundo Barros, diretor de tecnologia da Globo
Raymundo Barros, diretor de tecnologia da Globo

O diretor de tecnologia da Globo, Raymundo Barros, esteve presente na Convenção Comercial de 2024 do Grupo EP, onde comentou como a Globo, como uma empresa de conteúdo, está se preparando para o futuro dos meios de comunicação, que se baseia na economia digital, TV 3.0 e inteligência artificial. Confira a entrevista completa no vídeo.


Ele, que destaca que a Globo e suas afiliadas são uma única unidade, afirma que mais do que conteúdo, é preciso de conhecimento da jornada de consumo dos brasileiros e de tecnologia. Por isso, a Globo se define atualmente como uma Media Tech. Ou seja, como uma empresa em que conteúdo, dados e tecnologia se combinam para atender o mercado publicitário e o público geral. 


Em relação à Inteligência Artificial, a Globo trabalha com quatro dimensões: a produtividade interna, com novas ferramentas que utilizam IA na pós-produção e potencializa a criatividade dos profissionais de conteúdo; a interação direta com o público, a partir da geração de dados nacionais que aumentam a produtividade do jornalismo, sem deixar a credibilidade do profissional de lado; o contato com o mercado publicitário, apoiando pequenas e médias empresas a terem acesso a plataforma de mídia da TV aberta; e o cuidado com as políticas de governança, garantindo que seu uso atenda aos princípios éticos da empresa.  


Confira outras reportagens no BREAK: 

Inovação: Grupo EP divulga pesquisa sobre aumento de investimentos na área e perfil de público 

Confira os destaques da edição de 2024 do SXSW