Corrida Integração 2023 conta com recorde de inscrições e plano de mídia multiplataforma
O evento do Grupo EP é a maior corrida de rua do interior paulista e aqueceu o mercado publicitário através de ativações de marcas e interação com o público

#TodoMundoCorre! A 38ª edição Corrida Integração, maior corrida de rua do interior do estado de São Paulo, ocorreu no domingo, dia 24/09, em Campinas (SP), batendo recorde de inscrições. A competição reuniu cerca de 10 mil participantes, marcas patrocinadoras e ações de mídias multiplataforma.
Sucesso entre o público, o evento é também sucesso no mercado publicitário, com marcas que confirmam a participação todo ano, como a Unimed Campinas, a rede de supermercados Covabra e, com a parceria também da Oficina do Estudante. Além destes patrocínios, a Corrida Integração contou com o apoio da construtora Patriani e água Lindoya. É uma realização da Oceano Azul, iniciativa da EPTV e parceria com as mídias g1, acidade on, on run, Tudo EP e com a novidade da participação inédita da CBN Campinas.
As marcas entendem que o projeto é uma grande oportunidade de estar em contato com o público, e essa é uma das razões que fazem a rede Covabra Supermercados ser parceira do grupo EP há anos na corrida. "O Covabra já está há mais de 5 anos na Corrida Integração por conta do nosso propósito que é bem-estar a cada encontro. Aqui, nós trazemos o bem-estar no túnel refrescante no final da corrida e contamos com nossos fornecedores na parte da degustação. Essa é a maior corrida do interior de São Paulo e a gente acaba tendo uma entrega de mídia em todas as cidades que tem uma loja Covabra, além do 34º aniversário da marca que vem com tudo a partir de sexta-feira", explica Jacqueline Tavares, gerente de Marketing do Covabra Supermercados.

Integração através do cuidado com a saúde
O diretor Comercial da Unimed Campinas, Dr José Windsor Angelo Rosa, ressalta que a Corrida Integração é de grande importância quando o assunto é unir a comunidade através dos cuidados com a saúde. "Nós acreditamos que esse evento seja uma grande ferramenta de integração, como o próprio nome já diz. Por isso, é uma forma de integração da comunidade e ativação da saúde estimulando as pessoas a praticarem o esporte. Isso tem tudo a ver com o nosso ramo. Nosso sonho é ter uma comunidade Unimed participando deste evento, mas o que vemos hoje já é muito significativo".
O diretor Comercial também destaca que o evento é um momento no qual a marca se fortalece institucionalmente e reforça sua presença no mercado campineiro. "Nós apoiamos e procuramos orientar alguns grupos através das nossas parceiras. Conquistar novos clientes faz parte, mas nossa presença não é sobre promover valores de planos de saúde e sim reforçar a nossa atuação como uma empresa que tem 53 anos no mercado de Campinas".

Educação e saúde andam lado a lado
A Corrida Integração de 2023 contou com a novidade do patrocínio da Oficina do Estudante. Karina Ramos, do Departamento de Projetos da Oficina do Estudante, destaca que a instituição de ensino e o Grupo EP possuem o mesmo objetivo ao participar do evento. "Acho que há muitos anos, a Oficina e a Corrida Integração possuem o mesmo enfoque. Ambos buscam desenvolver ações sociais e desenvolver o bem-estar. Dentro de todas as nossas unidades, incentivamos a questão do cuidado com a saúde e a questão social. Nossos ideais vão de encontro e isso gera uma visibilidade positiva para a marca", conta.
Dener Oliveira, diretor Administrativo da Oficina do Estudante, ressalta que a marca faz questão de apoiar ativamente ações que proporcionam qualidade de vida e trazem bons resultados aos negócios. "Para a Oficina do Estudante é muito importante patrocinar eventos como este, que promovem bem-estar e saúde. Além disso, a nossa marca acaba tendo visibilidade".

O papel da mídia na integração
André Otaviano, diretor de Marketing do Grupo EP, destaca a importância da visibilidade que o evento proporciona às marcas. "É uma data que envolve a cidade inteira. Poder estar junto com as pessoas em um momento agradável é importante para as marcas. O mercado abraçou o evento e estamos felizes com a experiência que foi entregue aos corredores e aos anunciantes. Tivemos ativações durante todo o percurso da corrida e no Shopping Iguatemi para os participantes retirarem os kits".

O diretor de Marketing também celebra a primeira participação da rádio CBN Campinas com sua redação móvel na corrida, contando com todas as plataformas do Grupo EP no mesmo evento. "É o primeiro movimento que fazemos com rádio em Campinas, realizamos o sonho de trazer a CBN para a corrida. Assim, as marcas patrocinadoras tiveram uma série de oportunidades de divulgação, como o pacote que contempla tanto mídia TV quanto arena, digital, rádio e out-of-home", afirma.
Recorde de inscrições
Paulo Brasileiro, diretor de Relações Institucionais do Grupo EP, comemora a grande adesão por parte dos participantes à Corrida Integração. Cerca de 10 mil atletas profissionais e amadores compareceram nesta edição. "Nós tivemos uma quantidade de 1000 inscrições a mais comparado aos anos anteriores. A Corrida Integração faz cada vez mais parte do calendário da nossa região e dos nossos atletas".
Ação social
O diretor de Relações Institucionais também comenta sobre as doações de tênis realizadas durante esta edição da corrida. "Este ano, nós abrimos a possibilidade para o atleta fazer uma ação social doando um tênis que não esteja sendo usado para poder ajudar quem precisa e, consequentemente, fazer com que essas pessoas possam se apaixonar por esse esporte".

As doações tiveram início junto às entregas dos kits para os inscritos no Shopping Iguatemi e, no dia da competição, ainda era possível realizar a boa ação nos postos de arrecadação presentes no local da prova. As doações foram destinadas aos jovens do Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima (IVCL), que atende aproximadamente 350 jovens, crianças e adolescentes dos 6 anos até os 30 anos. O objetivo é promover a educação através do esporte, mais especificamente, do atletismo.
Fechando o evento com chave de ouro
A 38ª Corrida Integração teve um pódio formado por um brasileiro e uma queniana. Fábio de Jesus Corrêa conquistou o primeiro lugar da categoria masculina com o tempo de 31m1s, e Vivian Jelagat Jeptepkeny brilhou na categoria feminina e se consagrou campeã com 35m56s.
Confira outras reportagens abaixo:
Grupo EP estreia EP Agro, primeiro projeto multiplataforma sobre agro da empresa
Profissionais de Mídia investem em comunicação diversificada para atrair o público