Profissionais de Mídia investem em comunicação diversificada para atrair o público

Planejamento, estudo e otimização de verba são atividades comuns do dia a dia da profissão

| EPTV -

Atualmente, o público está em todo lugar. Em casa, no carro, na rua, no shopping, nos eventos E, claro, para deixar tudo ainda mais emocionante para a publicidade, há infinitas possibilidades de mídia. Diante desse cenário, como o Profissional de Mídia deve agir? O BREAK conversou com publicitários da região, que esclareceram mais sobre o planejamento necessário para colocar as campanhas no ar. 

Diante do cenário atual, estar presente em diversas mídias é essencial para aumentar a penetração entre o público. É o que diz Rita Cruz, profissional de mídia da Versão BR, em Ribeirão Preto (SP), há mais de 15 anos no mercado. "Com o aumento do leque de opções que tivemos nos últimos anos, o próprio mercado tem se adequado, oferecendo multiplataformas de veiculação. E as marcas estão entendendo a importância de manter-se na lembrança do consumidor em diferentes etapas de sua jornada". Assim, com diversos pontos de contato, é possível atingir o consumidor em diferentes momentos de seu dia a dia. 

Mas, como ressalta Laiz Araújo, profissional de mídia da Visualize Comunicação, de Guaxupé (MG), é fundamental alinhar as expectativas dos clientes em relação às diferentes mídias e a verba necessária para cada uma, a fim de que compreendam a importância do investimento. "A forma ideal para convencer o cliente sobre uma mídia específica é mostrar e comprovar sua eficiência com dados e análises desses meios. Quanto mais informação tivermos para justificar a mídia, maior será a aceitação do cliente em relação a ela".  

Com 14 anos de experiência, a profissional de mídia da Ideatore Comunicação, de Ribeirão Preto (SP), Natalia Bravo, concorda que a exposição de dados e informações sobre determinada mídia é a melhor forma de convencer um cliente de sua importância. "Precisamos mostrar que as pessoas consomem mídias durante todo o dia e em diversos ambientes e situações, por isso a importância de diversificar sempre. Precisamos, também, orientar os clientes se uma mídia é eficiente em relação ao nosso público-alvo", diz.  

Claudini Ferraro, profissional de mídia da E3 Comunicação Integrada, de Campinas (SP), acredita que a partir da exposição de estatísticas e de cases de sucesso, os clientes compreendem a importância da diversificação de mídia. "Atualmente, as marcas estão entendendo a importância de diversificar e percebendo que, com essa estratégia, elas podem chegar até um nicho novo, se esse for o objetivo. Mas, quando temos uma marca que fala com um determinado público há anos, e sabemos que esse público é prioritário, analisamos as necessidades e dependendo do momento não alteramos as mídias já trabalhadas". 

Planejamento 

Há quem diga que a opção pela mídia deve sempre vir antes da criação da campanha e há quem diga que os dois cenários devem caminhar juntos. Para Laiz Araújo, depende da situação. "Em alguns casos, uma oportunidade de mídia é tão interessante que dita a criação da campanha, saber em qual mídia vamos investir define como a criação deve conversar com o público. Mas, em outros, a mensagem que precisa ser comunicada é quem define qual a melhor mídia para ela ser ouvida", explica. De todo modo, é preciso, antes de tudo, de um bom planejamento. 

Por isso, é importante estar atento ao comportamento do público, a fim de atingi-lo da melhor maneira possível. "Devemos nos lembrar de que pessoas são diferentes, consomem de maneiras diferentes, em meios diferentes e que isso requer estratégias diferentes. Quando está claro para quem a mensagem deve chegar e consideramos todas as singularidades desse público, a vontade das marcas vai se alinhar instantaneamente aos objetivos do planejamento", diz Rita Cruz.  

Outro ponto a ser levado em consideração é a otimização da verba, como lembra Arthur Bine, profissional de mídia com 10 anos de experiência, que atua na Couchê Publi, de São José do Rio Pardo (SP). "Não adianta investir apenas em uma mídia, porque a marca precisa ser exposta com frequência e sem exageros. Mas é necessário foco para canalizar a verba sempre nas melhores opções possíveis de mídia". Afinal, investir na multicanalidade é importante, mas a verba não é infinita e, portanto, deve ser usada de forma estratégica.  

Mercado 

Para alcançar os objetivos expostos acima, os profissionais de mídia precisam de habilidades específicas. Para exemplificar, Arthur Bine ressalta que, na profissão, é essencial conhecer seu público e ter consciência de que toda mídia é importante. "Um mídia precisa ter entendimento sobre o que o público consome e acredita e compreender a jornada do consumidor e quais são os veículos de comunicação certos para a tomada de decisão de cada consumo", afirma. 

Laiz Araújo complementa que o mercado espera que o mídia seja um profissional analítico e criativo. "O profissional de mídia hoje e sempre precisa estar constantemente antenado com as mídias que temos hoje e com as tendências que surgem. Precisa ser curioso, comunicativo, estar sempre envolvido com as novidades e oportunidades". 

Em relação ao futuro da profissão e dos meios de comunicação, Claudini Ferraro é otimista. "Acredito que, cada vez mais, o mix de mídia fará mais sentido e alcançará mais pessoas. Não acredito na limitação. Alguns meios tendem a perder espaço com o tempo, mas ainda acredito que os melhores resultados acontecem quando ON e OFF atuam de forma integrada", ressalta.  

Já Rita Cruz destaca que os meios de comunicação se transformam à medida que a sociedade se transforma. Para ela, a agilidade na evolução dos meios é um caminho sem volta e isso permite que as pessoas consumam cada vez mais em diferentes veículos. "Os consumidores gostam de receber conteúdo publicitário desde que seja relevante para eles. Portanto, acredito que a segmentação irá ganhar relevância tanto em termos de regionalização, comportamento, estilo de vida e hábitos de consumo", comenta. 

Confira a segunda parte da reportagem: 

De mídia para mídia: publicitários respondem perguntas sobre importância, desafios e curiosidades da profissão