Descubra como desenvolver campanhas publicitárias marcantes e aproveitar o potencial do setor de turismo
Especialista explica como as marcas podem trabalhar a publicidade no setor durante o período de férias para se destacar
No mês de julho, o setor do turismo se torna um foco de atenção para diversas marcas que buscam aproveitar o momento propício para impulsionar seus negócios. Com a chegada das férias escolares e o aumento significativo do fluxo de viajantes, especialistas apontam a importância de estratégias bem planejadas para conquistar e engajar os turistas. Neste contexto, é fundamental compreender o "timing" do turismo e explorar oportunidades únicas, oferecendo experiências autênticas e criando conexões emocionais com os visitantes. Os consumidores impactados por produtos ou serviços turísticos decidem viajar e saírem de onde moram para atender necessidades como cultura, descanso, diversão, entre outros. Por isso, é no comportamento do consumidor de turismo que se deve atentar qualquer projeto de marketing turístico.
É comum que todo consumidor de turismo tenha um perfil curioso e explorador, mas é preciso considerar que turistas nem sempre são totalmente parecidos. São pessoas que gostam de conhecer lugares novos e que usam a tecnologia como ferramenta principal. Dinâmicos e flexíveis, os turistas apreciam a ideia de compartilhar fotos, vídeos, histórias e opiniões sobre as viagens nas redes sociais.
Para se destacar nesse mercado, Ana Maria Vieira Fernandes, graduada em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e especialista em Planejamento e Marketing de Destinos e Produtos Turísticos, entrevistada pelo BREAK, compatilha algumas estratégias para serem adotadas:
Focar na oferta de experiências inesquecíveis
O que o turista quer hoje não é apenas um quarto ou um frigobar abastecido, mas experiências personalizadas de acordo com interesses turísticos. O desejo do consumidor de viagens é enriquecer a bagagem cultural e viver novas histórias para contar aos amigos e familiares.
Ana Maria Vieira Fernandes, destaca que, em um cenário com muitas opções e informações disponíveis, os profissionais desse setor precisam saber como aproveitar as redes sociais para fornecer informações relevantes, únicas e confiáveis para a experiência dos turistas. "Em meio a tanta oferta e informação, o trade turístico precisa saber como utilizar as redes sociais, por exemplo, ao seu favor, trazendo sempre informações significativas, diferenciadas, idôneas e com um certo humor. A tendência é focar na experiência do viajante", afirma.
Mesclar vídeos comerciais com storytelling
Os conteúdos comerciais em vídeo possuem um forte apelo entre praticamente todos os públicos e são capazes de vender por si só quando bem produzidos. O vídeo é um formato em alta, sendo priorizado pelas redes sociais. Com um vídeo bem elaborado, é possível aumentar o engajamento e alcançar viajantes que ainda estão decidindo qual destino visitar. Os vídeos funcionam como um "test drive" dos destinos, despertando o interesse e impulsionando as vendas.
De acordo com a especialista, locais e cidades turísticas também promovem sua imagem para atrair visitantes utilizando storytelling: "Muitos destinos utilizam de estratégias de promoção da imagem incentivando e atraindo produções de séries cinematográficas, por exemplo, a fim de divulgar sua cidade ou país filmes como Vicky, Cristina, Barcelona, e Para Roma Com Amor, por exemplo, são verdadeiros guias turísticos das cidades", exemplifica.
Destinos próximos e a tendência do staycation
No mês de julho, com as férias escolares e alta demanda, o trade turístico concentra suas estratégias de marketing para atrair o público-alvo dessa época: famílias com crianças em busca de descanso e renovação de energias. Ana Fernandes destaca que destinos próximos, como hotéis-fazenda, parques aquáticos e pousadas no litoral, são preferidos por oferecerem proximidade e tarifas mais acessíveis. A especialista também explica que essa tendência de visitar locais próximos à região de residência, conhecida como staycation, foi fortalecida durante e após a pandemia, quando as restrições estimularam a exploração de lugares ao ar livre na própria região.
O staycation permanece como uma opção para aqueles que buscam economizar ou têm pouco tempo para deslocamentos mais longos. "Como já é um período com tarifas mais altas devido à sazonalidade, as estratégias do mês de julho variam em torno do apelo ao descanso, à fuga do cotidiano para renovar as energias para a segunda metade do ano", diz.
Atendimento diferenciado
No mercado turístico, repleto de opções, o principal desafio para os resorts ou locais turísticos é se destacar e ser único. Para Ana Maria Vieira Fernandes, embora o preço muitas vezes seja um fator decisivo, quando se trata de experiência, ele muitas vezes fica em segundo plano. Além disso, o verdadeiro desafio está em ser um diferencial no atendimento, hospitalidade e empatia, elementos cruciais que tornam a experiência do hóspede única, permitindo que sejam criadas conexões emocionais com o hotel ou destino, garantindo a satisfação do turista e o desejo de retornar. "O turista infeliz e insatisfeito com sua experiência pode fazer um estrago na imagem das empresas, portanto, o desafio é manter um atendimento de excelência, proporcionando ao turista a experiência que ele espera e deseja", aconselha.
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