Fique por dentro dos dados sobre o setor de turismo
Manter-se informado auxilia na criação de estratégias de comunicação
Do Oiapoque ao Chuí, não é nenhum segredo que o Brasil é rico em cultura e em paisagens de tirar o fôlego. Isso contribui para que o Turismo seja uma das atividades econômicas mais relevantes do país. Com a aproximação das férias de julho e o fim oficial da pandemia de Covid-19, decretado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o turismo segue em crescimento no país. Para obter resultados cada vez melhores, investir em comunicação é essencial.
Segundo o Ministério do Turismo, mais de 3,63 milhões de turistas internacionais visitaram o Brasil em 2022. No total, foram movimentados 4 952 bilhões de dólares, um crescimento de 68% em relação a 2021 (US$ 2 947). Em janeiro de 2023, de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismos do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o setor teve o melhor faturamento em oito anos, chegando a 19,4 bilhões de reais injetados na economia brasileira.
Confira informações, divididas por áreas do setor, que vão te ajudar no planejamento da comunicação:
Bares e restaurantes
Durante uma viagem, a busca por novos lugares para realizar as refeições ou matar aquela fome intrusa no meio dos passeios faz parte da experiência turística. A exemplo, bares e restaurantes do Rio de Janeiro tiveram um aumento de 12,95% no faturamento no primeiro mês do ano, como aponta o Sindicato de Bares e Restaurantes (SindRio) e o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFEC).
Para fazer parte do roteiro dos turistas, conquiste-os ao humanizar a marca, investir em relacionamento, indicação e divulgação online, oferecer cardápios digitais para consultas com antecedência e criar programas de fidelidade.
Hospedagem
Já a área de hospedagem cresceu 18,4% no início do ano, totalizando 5,69 bilhões de reais de faturamento, como aponta o Ministério do Turismo. O Boletim do Centro de Inteligência da Economia do Turismo do estado de São Paulo destaca que em 2022 o setor hoteleiro atingiu 57,46% de ocupação média.
Uma boa forma de conquistar clientes é apostando em campanhas em vídeo, na qualidade dos canais digitais, em marketing de conteúdo e na experiência dos hóspedes.
Transporte
Não existe turismo sem transporte. De acordo com o Ministério do Turismo, 67,9% dos turistas estrangeiros em 2022 chegaram por via aérea, 29,8% por veículos terrestres e 2,3% por mares e rios. Já segundo a ANAC, até março de 2023, 7 milhões de passageiros realizaram viagens aéreas domésticas.
Manter a otimização dos e-commerce, apostar em marketing de conteúdo e investir em parcerias nas redes sociais são ótimas estratégias para empresas da área ligadas ao turismo.
Atrações
Ainda de acordo com o Ministério do Turismo, parques, atrações turísticas e empreendimentos de entretenimento receberam mais de 89 milhões de visitantes, faturando cerca de 7,1 bilhões de reais. A expectativa para 2023 é que cheguem a 100 milhões visitantes e a um crescimento de 18%.
Para a comunicação, crie experiências memoráveis, invista em marketing de influência e aposte em campanhas de vídeo criativas.
A fim de destacar a marca e atingir todos os públicos é importante pensar a comunicação 360°, atentando-se à demanda dos turistas.
Confira outras reportagens do BREAK:
Inovação: confira os principais insights do Rio2C e do Web Summit 2023
EPTV Campinas estreia #ChegaAí, primeiro programa de entretenimento ao vivo da região de Campinas
Grupo EP desenvolve Hub de Influenciadores regionais para fortalecer campanha multiplataforma