Varejo e NRF 2023: desenvolva sua marca com esses insights

Confira resumo do que aconteceu na maior feira de varejo do mundo

| EPTV -

Experiências no varejo, inovações e sustentabilidade foram alguns dos temas abordados na NRF 2023 Retails Big Show, principal evento de varejo do mundo, que aconteceu em Nova York, entre os dias 15 e 17 de janeiro. Ao todo, a feira contou com mais de 350 palestrantes e 800 expositores das principais marcas mundiais. 

O BREAK organizou um resumo dos destaques da feira: 

O novo momento do varejo 

A palestra de Paige Thomas, presidente e CEO da Saks OFF 5TH, com Melissa Repko, repórter da CNBC, abordou como dar o primeiro passo para melhorar o engajamento do consumidor e a necessidade de ter uma boa plataforma de e-commerce, em um cenário de dificuldades econômicas, pode ser difícil. Diante deste cenário, está a importância de explorar tanto o entendimento do consumidor como do próprio negócio, duas capacidades do varejo. Segundo as palestrantes, a resposta para o planejamento de uma marca está sempre com o cliente. Assim, é possível percebê-la pelo engajamento, pela aquisição de clientes, pela experiência e pela jornada do cliente. 

Já a palestra de Kate Ancketill, CEO da GDR Creative Intelligence, abordou as novas lógicas de consumo do varejo. Para ela, o varejo vive o fim da era da abundância, consequência de crises climáticas, conflitos geopolíticos e futuras pandemias. Kate destacou três tendências: a mudança do poder das mãos de quem produz para as mãos de quem consome, a preocupação com a regeneração da natureza, e a alteração da visão do consumo como consolo e para a visão como experiência. 

Por conta do momento atual ser de transição, em que o varejo não é mais o que costumava ser, mas ainda não é o que está caminhando para se tornar, empresas e consumidores devem se adaptar a uma nova lógica de consumo. Para John Furner, presidente e CEO do Walmart nos Estados Unidos e presidente do conselho da NRF, o varejo vive um momento único em que precisa atender aos clientes à medida que os desejos e necessidades continuam mudando. 

Foco no consumidor on e offline 

No segundo dia, a palestra de Harvey Finkelstein, presidente da Shopify, e Richard Dickson, presidente e COO da Mattel, adotou uma abordagem sobre inovações no e-commerce. Para eles, não importa se o cliente comprou em loja física ou online. O importante é atender o consumidor da maneira como ele prefere, por meio de um tratamento individual liderado por um propósito da marca. É preciso entender o valor que a marca representa para o cliente, conhecê-lo por dentro e por fora e estudar as tendências. 

Jeff Gennette, presidente e CEO da Macys, debateu sobre os planos de transformação para atender ao omniconsumidor, que interage com a marca por diversos canais de comunicação e vendas. Para atender todos os gostos, transformou algumas de suas lojas em centros de distribuição, reduzindo custos e divisão de remessas, e investiu em automação e análise de dados. 

Superando os desafios 

O terceiro e último dia do evento contou com a presença da ginasta e medalhista olímpica Simone Biles em um bate-papo sobre perseverança com Martine Reardon, diretora de marketing da NRF e vice-presidente executiva de conteúdo e estratégias para o varejo. A atleta falou sobre a importância de compreender que falhas fazem parte da realidade para, então, criar planos e metas. Ela ressaltou que o caminho para o sucesso não é uma linha reta e, para atravessar as adversidades, é preciso ser perseverante. 

Já Lee Peterson, VP executivo da WD Partners, apontou o resale como nova frente de negócio que deve ser construída e incluída na pauta sustentável das empresas. Além de contribuir com o meio ambiente, os consumidores tendem a optar pela compra de produtos usados em períodos de crise econômica, visto que o preço costuma ser menor. Na conversa, Seana Strawn, chefe de design de varejo e identidade de mobiliário doméstico da Ikea, afirmou que o resale auxilia na construção de relações mais profundas com os consumidores e conquista novos clientes.  

O Grupo EP acompanhou a maior feira de varejo do mundo e fomos conversar com quem esteve presente na palestra. Caio Camargo, consultor em varejo e José Alves Neto, sócio e CCO da Hagens compartilham os destaques do evento: 

 

 

Descubra mais estudos sobre varejo com o time de planejamento do Grupo EP. Entre em contato: 

Fale Conosco 

EPARTNER | Sua agência infolider