Estudo da Kantar IBOPE Media apresenta o potencial do rádio
A nova edição do Inside Radio traz insights sobre o perfil do ouvinte, a expansão do consumo via web, o boom dos podcasts e as tendências de investimento publicitário no meio

Em 2021, todas as regiões aferidas pela Kantar IBOPE Media registraram aumento no alcance do meio. A Região Sul é a que mais se destaca, com 85% das pessoas declarando ouvir rádio, seguida por Nordeste (81%) e Centro-Oeste e Sudeste (ambas com 80%).
Como o rádio atinge grande parcela da população, o perfil do ouvinte é bem equilibrado: 52% do público são mulheres e 48% homens. As pessoas de classe C são as que mais consomem esse tipo de mídia, com 43% do total, seguidas de perto pelas classes A e B (40%). Em relação à idade, os públicos que se destacam são as pessoas acima de 60 anos (21%), de 30 a 39 anos (20%) e de 40 a 49 anos (19%).
De forma geral, os brasileiros preferem usar o rádio comum (80%), mas o consumo pelo celular aumentou em relação ao último ano: passou de 23% para 25% em 2021. Em casa (71%), no carro (24%), durante trajetos (8%) e no trabalho (2%) são os locais citados para o consumo do meio.
"O rádio se expande através da sua capacidade de unir o melhor de dois mundos: a credibilidade e o companheirismo do dial com o dinamismo do online", explica Giovana Alcantara, Diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais da Kantar IBOPE Media.
O aumento contínuo do consumo do rádio online mostra o potencial do meio para buscar outros formatos de transmissão: 10% da população declara ter ouvido rádio pela internet nos últimos 30 dias. Esse público passou por dia, em média, 2 horas e 44 minutos conectados ao rádio.
Entre os ouvintes de rádio web, o celular é o device favorito para o consumo do meio (66%), seguido pelo computador (37%) e por outros equipamentos (8%). Já o perfil do ouvinte web apresenta características distintas: ligeiramente mais masculino (51%), com uma concentração na classe AB (67%) e mais jovem, com 57% dos ouvintes entre 20 e 39 anos.
"Essa audiência conectada, que gosta de ouvir rádio pelo celular ou no computador, também precisa ser compreendida pelas emissoras e anunciantes. Recentemente anunciamos o Extended Radio, nossa solução que possibilita a análise do consumo de rádio em seus diferentes formatos, apresentando uma visão completa do consumo no dial e online", comenta Giovana.
Novos formatos e o poder da publicidade
É inegável o espaço que o áudio, a matéria prima do rádio, tem nas nossas vidas é uma presença importante desde as nossas primeiras palavras até se tornar esse formato de conteúdo quase onipresente. Os podcasts têm conquistado mais espaço 31% dos ouvintes com acesso à internet ouviram podcasts nos últimos três meses, um aumento de 32% em relação ao último ano.
Com essas diferentes possibilidades de formatos para impactar o público, também se criam mais oportunidades para marcas e anunciantes. De acordo com o Inside Radio, os comerciais que surgem entre os programas e as músicas são o formato que mais capta a atenção dos ouvintes (50%), seguido por promoções durante a programação das emissoras de rádio (28%).
Conhecida por ser um veículo de comunicação com credibilidade nas regiões de Ribeirão Preto (SP), Araraquara (SP) e São Carlos (SP), a rádio CBN, do Grupo EP, investiu em podcasts, conquistando novos públicos.O programa jornalístico sobre finanças, o podcast CBN.doc Invest, estreou em 2021 e teve como proposta valorizar assuntos do setor econômico regional com o patrocínio de empresas locais. O gerente de Mercado de Rádios e Eventos do Grupo EP, Amaury Martins, explica que o programa é uma oportunidade de as empresas que estão localizadas na região de cobertura da rádio levarem informação aos seus clientes e, acima de tudo, fortalecer a marca.

Quem testemunhou o resultado positivo do projeto foram as marcas patrocinadoras. Giseli Octavio Lopes, coordenadora de Marketing na RP Capital, comenta sobre a importância do projeto. "Nós já tínhamos uma parceria bacana com a CBN, sempre patrocinando alguns programas informativos, mas percebemos a necessidade de abordar investimento regional e, assim, estar perto dos nossos clientes."

Ana Carolina Fortes Guimarães, diretora de Marketing e Vendas da Fortes Guimarães, comemora a repercussão do CBN.doc Invest e destaca que o patrocínio em conteúdo jornalístico é uma oportunidade de alinhar a marca a assuntos relevantes e de interesse do público. "Essa parceria nos mostrou que as pessoas querem ter acesso às informações e que as marcas ofereçam suporte para elas tomarem decisões. Não querem só ver o produto e, sim, o contexto em que aquilo está inserido".

Maria Gabriela Lima, analista de Marketing na Thera Investimentos, ressalta que o patrocínio na rádio CBN na região de Araraquara teve um retorno positivo para a empresa e que traz visibilidade. OLHO "Nós achamos importante vincular o nome do escritório a assuntos importantes para o nosso cliente. O CBN.doc tem um público direcionado, o que ajuda a levar o nome da nossa marca a mais prováveis consumidores".

No primeiro semestre de 2021, quase 5 mil anunciantes investiram em publicidade no rádio. Desses, 2376 anunciantes veicularam anúncios exclusivamente no meio.
Atri Fiat em parceria com a Rádio Jovem Pan montou um Estúdio Móvel todo equipado para transmissões ao vivo e uma comunicação visual feita especialmente para o projeto. As entradas ao vivo foram um bate-papo entre o locutor local e a equipe da Atri Fiat, que divulgou algumas condições especiais. O foco da ação foi atrair a atenção dos ouvintes para conhecer mais sobre o conceito dos carros Fiat.
Fernando Ferreira, gerente de Vendas da Atri Fiat, conta que a repercussão do projeto foi positiva e trouxe bons resultados, alcançando mais de 200 mil ouvintes. "No mês em que ocorreu o projeto, registramos um aumento de 15% nas vendas, mesmo com as pessoas evitando sair de casa".

Outro investimento em rádio que trouxe bons resultados foi a parceria da Casa do Óleo com a Rádio Jovem Pan Ribeirão. Tendo em vista os riscos que a pandemia trouxe para o setor de atuação, o gerente de varejo da Casa do Óleo, Bruno Pelincer Pereira, conta que a estratégia de comunicação adotada foi de investir em uma mídia que levasse tanto informação como entretenimento, com o objetivo de atrair públicos diferentes. "A empresa consegue crescer inovar por meio de estratégias de comunicação confiáveis. É muito importante investir em comunicação para que a marca seja lembrada."

Entre os diferentes setores que direcionaram seus recursos de mídia para o rádio, Serviços ao Consumidor (30,6%), Comércio (26,8%) e Financeiro e Securitário (7,8%) se destacam. Juntos, os três segmentos concentram quase 2/3 do investimento total em anúncios veiculados no meio de comunicação.
O Inside Radio 2021 está disponível na íntegra para download no site da Kantar IBOPE Media.
Confira na íntegra os cases de sucesso dos nossos clientes que investiram em rádio.
Novo programa de documentários da rádio CBN fortalece marcas através de série de podcasts
Atri Fiat recebe Jovem Pan Ribeirão e ação multiplataforma aumenta vendas
Casa do Óleo investe na Jovem Pan Ribeirão e EPTV Ribeirão e fortalece a marca