Circuito das Águas de Minas Gerais fortalece o turismo com estratégias de comunicação

O plano de mídia adotado trouxe maior visibilidade para a região e atrai cada vez mais turistas

| EPTV -

 

O Circuito das Águas de Minas Gerais é uma região turística conhecida pelas famosas estâncias hidrominerais. Em meio às montanhas da Serra da Mantiqueira, os 12 municípios que integram o roteiro oferecem 265 atrativos naturais e 67 atrativos culturais para os mais diferentes perfis de turistas. A principal atração são as fontes de águas minerais, além de parques, balneários, casarões históricos, gastronomia e belas paisagens. Por ser uma região diversificada, as cidades formam uma associação sem fim lucrativo, consolidando uma identidade regional e fortalecendo a atividade turística. 

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus desacelerando o turismo em quase todo o mundo, a Associação do Circuito Turístico das Águas buscou por uma linha de atuação que renovasse o turismo local. O presidente da Associação do Circuito Turístico das Águas e secretário de Turismo e Cultura de Caxambu (MG), uma das cidades que compõem o Circuito da Águas, Felipe Condé Alves, comenta sobre as ações realizadas para estimular o turismo. 

"O circuito vem se estruturando e difundindo conhecimento sobre como prevenir e realizar de forma equilibrada a retomada do turismo mesmo em pandemia, dada a importância econômica que possui para a nossa população. Por isso, buscamos atuar com ponderação e grande ações de marketing e propaganda focados em um público que são afetos a região e que estão em um entorno mais próximo de nós, diferente das estratégias anteriores. Sempre de forma clara com os municípios e atuando na renovação do inventário turístico e na preparação do destino e com a ampliação das práticas de segurança e protocolos sanitários." 

A Associação do Circuito Turístico das Águas de Minas Gerais olhou para o período de pandemia como uma oportunidade de apresentar a região para um novo público. Em parceria com o Grupo EP foi adotado um plano de comunicação segmentado, com campanhas específicas voltadas para o marketing de conteúdo. O presidente da Associação do Circuito Turístico das Águas destaca os motivos que fizeram com que a região escolhesse investir em comunicação. 

Felipe Condé Alves, presidente da Associação do Circuito Turístico das Águas de Minas Gerais

"Em um momento em que ninguém estava pensando em anunciar e criar campanhas para regiões turísticas, a gente buscou ousar e olhar para frente. Percebemos que a pandemia trazia oportunidades que não tínhamos há 50 anos, que é ter o destino novamente trabalhado e desejado pelas características que nós temos, que são os espaços abertos, estruturas hoteleiras grandes e áreas para passeios naturais e culturais. E com uma série de parceiros conseguimos colocar a nossa região ao conhecimento de novos públicos e conquistar novos turistas, pois com a ampliação da vacinação, nós vamos estar a um passo à frente, diferente dos destinos que ainda vão começar a divulgar seus atrativos", explicou Felipe Condé. 

Milena Pedrosa, subsecretária de Turismo da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, comenta o sucesso e o preparo que a Associação teve em tempos de crise. " O Circuito das Águas é antigo e tem uma grande potência em turismo de aventura e bem-estar, então é bonito ver a região e como ela tem se saído, pois o turismo aqui desenvolve o território e socialmente uma comunidade." 

Com o Slogan "O Circuito das Águas não é UAI é Uol" a campanha explorou apresentar ao público os aspectos culturais, as belezas naturais e a história local, O plano de mídia contou com anúncios na grade de programação da EPTV Sul de Minas. A Associação que já é parceira do Grupo EP há alguns anos, inovou ao investir em anúncios publicitários para o portal de notícias do G1. Felipe Condé, também é vice-presidente da FECITUR (Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais) e vice-presidente do Conselho Estadual de Turismo,aponta que o resultado da ação foi surpreendente. "A EPTV sempre foi parceira e o grande diferencial dessa vez foi a associação das matérias escritas e divulgadas no ambiente digital em fusão com ações na TV. Os temas regionais resultaram em um alcance maior, contando também altos índices de compartilhamento, foi um resultado acima do esperado, gostamos muito da repercussão." 

O presidente da Associação do Circuito Turístico das Águas explica que a ação ressalta a necessidade das regiões turísticas investirem em comunicação, principalmente para o público local . "A campanha trouxe um movimento interessante, a repercussão foi grande entre as pessoas que vivem perto do Circuito das Águas. Vimos que as pessoas não conheciam a própria região, o que nos abriu um mercado com um arco próximo. Quando pressupõe que as pessoas sabem algo, nós estamos deixando de informar e comunicar, o turismo passa um processo restrito com o marketing. A nossa campanha mostrou a percepção sobre a região com os moradores locais se apropriando da região em uma forma de amor", finaliza Condé.