Agências publicitárias e turismo: a preparação do setor para férias, feriados e festas

Atentar-se a comunicação contínua é ideal para atrair o público em datas movimentadas

| EPTV -

Seja movimentando a economia, celebrando as belezas do país ou explorando as culturas locais, o turismo brasileiro não tira folga ao longo do ano. De acordo com dados do Sebrae, o turismo no Brasil equivale a 8,1% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional. Mas, apesar de as viagens turísticas ocorrerem ao longo de todo o ano, os períodos de férias, feriados e festas são os mais agitados para o setor. Por isso, marcas de restaurantes, bares, acomodações, transportes e atrações, por exemplo, costumam se preparar para as datas com antecedência. 

Fernando Sotrati, publicitário da Tarp Marketing, de Araraquara (SP), ressalta que as marcas e agências ligadas ao setor de turismo preparam suas novidades bastante tempo antes dos períodos mais movimentados do ano. "O mais adequado seria sempre com mais de 90 dias de antecedência, quando iniciamos a comunicação e contato com o público potencial, e um aquecimento natural na medida em que a data vai se aproximando do período desejado", diz. 

Contudo, por atingir muitas pessoas, o público do setor de turismo é muito variado e, consequentemente, o comportamento varia de situação para situação. Enquanto algumas famílias buscam destinos voltados para descanso e diversão, outras preferem experiências mais radicais. 

O Santuário de Santa Rita, localizado em Cássia (MG), por exemplo, realiza diversas festas e grandes celebrações que atraem inúmeros peregrinos para a cidade, com um comportamento bastante específico, como explica o padre e vice-reitor do santuário, Dione Piza. "O público busca comprovar a beleza e a espiritualidade vivenciada em um local de encontro com a fé. Belezas artísticas e naturais, espaços para compras de artigos religiosos e de alimentação são exemplos de atrações para esse público", comenta.  

Por isso, é preciso ter cuidado na horaa da comunicação. "A melhor forma para dialogar com o público, portanto, é a partir de informações diretas, mostrando as vantagens de fechar com o destino procurado", comenta Fernando. Para ele, as redes sociais com forte trabalho de desempenho digital, tráfego pago agressivo e bem definido, site recheado de informações e disparos de e-mail marketing para o mailing são formas de chamar a atenção. 

Mas, assim como em qualquer setor, há sempre aquela parcela do público-alvo potencial que ainda não se decidiu os planos para as férias, feriados, festas e recessos. É dever da comunicação das marcas atentarem-se também para o convencimento de possíveis clientes, levando-os a planejar viagens e passeios que até então não haviam sido considerados. 

O padre Dione ressalta que, para atrair visitantes, a comunicação do santuário aposta no fato da visita ser de baixo custo, sem burocracia, prática e atrativa para toda a família. "O visitante pode desfrutar de uma amostra artística e arquitetônica da religiosidade católica moderna, além de contemplar a natureza sul-mineira em uma cidade muito bem localizada, próxima a outras opções turísticas como Capitólio, Franca e a Serra da Canastra". 

Já Fernando acredita que as campanhas nunca podem ser apenas pontuais. Para ele, o reconhecimento de marca, a qualidade do destino, as atividades oferecidas, as vantagens e os benefícios devem ser sempre apresentados ao público, a fim de atraí-lo e convencê-lo. "O mercado de turismo tem bons momentos e possibilidades o ano todo, por isso, a importância de manter a conexão da marca com o seu público. Assim, ações de mídia off-line são extremamente necessárias. Painéis de rodovia, outdoor em cidades de interesse, matérias em grandes portais de notícias são algumas das estratégias. E claro, uma campanha promocional é sempre bem-vinda na decisão de compra", aponta.  

Confira algumas reportagens do setor de turismo: 

Turismo: inspire-se com cases de sucesso do setor 

Descubra como desenvolver campanhas publicitárias marcantes e aproveitar o potencial do setor de turismo 

Fique por dentro dos dados sobre o setor de turismo